Quinta, 02 Mai 2024

 

O que está acontecendo com o País? Devemos entender como um movimento que nasce e se cria apenas internamente, ou as forças ocultas de outrora estão mais vivas do que nunca? É incrível como a Nação verde e amarela se meteu numa colcha de retalhos de sentimentos, sem saber o que é verdadeiramente seu e o que é complexo de inferioridade introjetado há muitos anos em nosso povo. Por isso, espanta o internauta, desavisado, a "notícia" publicada pela Agência Brasil, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), neste sábado (7/6). Transcrevemos o parágrafo inicial: "A menos de uma semana da Copa do Mundo, o sentimento dos brasilienses está dividido em relação ao Mundial. Muitos sentem uma mistura de ansiedade e animação com a proximidade dos jogos e com a Copa em território brasileiro. Entretanto, a indignação e a insatisfação com os gastos feitos pelo governo para realização do evento não são ignoradas."

Será falta de pauta relevante? Será que o nosso complexo tupiniquim não nos deixa ver horizontes? E a tal reportagem prossegue no seu "azul e vermelho": "Em Brasília, algumas ruas estão enfeitadas e há quadras comerciais "vestidas" de verde e amarelo. No trânsito também é possível ver a animação de alguns torcedores. Há carros adesivados com bandeiras do Brasil, com bandeirinhas e fitas nas janelas. Há quem ache que a cidade - que vai sediar sete partidas do Mundial - ainda não está no clima de Copa como em anos anteriores."

E as contradições de um povo que não consegue se ver bonito e inteligente são derramadas na notícia da Agência Brasil, como se seguem: "Eu vou assistir aos jogos. Eu gosto, mas não estou muito animado. Eu acho que Copa sempre foi uma coisa que todos assistimos juntos e torcemos para o Brasil. Hoje está um pouco dividido. Minha quadra, por exemplo, já foi mais enfeitada em outras Copas”, disse o morador da 412 sul." E tem ainda uma funcionária pública dizendo: “Achei que, por ser no Brasil, as pessoas ainda não acordaram, é como se a ficha não tivesse caído ainda. Não vejo os carros enfeitados, não estou vendo tudo decorado e a mobilização que esperava por causa da Copa ser país. Acho que ainda há muita tensão por causa das manifestações”, disse a servidora Paloma Figueirôa, 24 anos."

A cereja do bolo vem a seguir com uma reflexão importantíssima do integrante do Comitê Popular da Copa do Distrito Federal, Vinícius Lobão. Ele acredita que a população esteja mais revoltada do que acomodada ou satisfeita com a Copa. “Mesmo os que compraram ingressos para assistir aos jogos estão por dentro das diversas violações que foram cometidas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), pelos seus patrocinadores e pelo Estado por conta da realização desse evento”, explicou Lobão, em referência às denúncias de remoção de famílias dos locais onde foram construídos estádios, sem planejamento ou as indenizações devidas." Minha nossa, a opinião pessoal de Lobão virou uma "explicação" dos dias atuais no país.

E assim caminha o Brasil que, apesar dos problemas, não consegue se enxergar melhor, mais sadio, mais forte. Os brasileiros não se enxergam melhores e mais bonitos; todavia outros países e outros povos conseguem. Talvez o brasileiro precise de um bom espelho para melhorar a sua autoestima, tão massacrada por governos que só ficavam de joelhos ao Fundo Monetário Internacional (FMI), que tiravam os sapatos para pisar em solo estadunidense, que implantaram o neoliberalismo massacrante em solo tupiniquim acabando com o sonho e a vida de centenas de milhares de compatriotas.

Vale transcrever trecho de artigo de Milton Neves: "O brasileiro é obcecado pelo fracasso.  O povo, devido a sua imprensa, cochicha elogios e alarida os infortúnios, como se fosse bom sofrer, entristecer-se e fazer-se o mal."

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto