Terça, 24 Dezembro 2024

Dia a Dia

A mais recente denúncia envolvendo a gigante petrolífera brasileira, a Petrobras, intensifica a necessidade de "passar" a companhia a limpo. Desta vez, o alerta veio da Holanda. Reportagem da revista de negócios Quote, daquele país, aponta que pode ter ocorrido propina entre funcionários da Petrobras e a empresa SBM Offshore, empresa holandesa que aluga navios-plataformas petroleiros.

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A possível fraude foi identificada pela própria Appa. De acordo com o superintendente dos Portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, durante processo de reavaliação do quadro funcional, com vistas às adequações das atividades portuárias previstas em lei e o futuro quadro de pessoal da companhia, os técnicos encontraram diversas dedos fabricados com silicone.

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Quem pensa que já viu de tudo pode estar enganado se o assunto atender pelo nome de Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Com a atribuição de autoridade portuária do maior porto do País, por onde passa mais de 20% da balança comercial brasileira, a empresa vive sob o risco das tentações diárias que, se aceitas, geram distorções e problemas maiores ainda que o próprio porto.

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Fotos: José Mário Alves SilvaCaminhões "ilharam" as cidades da Baixada Santista, onde fica o Porto de Santos.

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Próximo ao escoamento de mais uma safra agrícola recorde, as autoridades do governo federal – dos portos até a de agricultura – se esmeram em discursos para os públicos interessados de que não será instalado um novo caos logístico nos principais portos brasileiros, com atenção especial ao maior, o de Santos. Foi assim, na última semana, em encontro do ministro dos Portos, Antônio Henrique Silveira, com a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). Silveira afirmou que o governo está desenvolvendo ação coordenada entre os diversos órgãos públicos, como o Ministério da Agricultura, Ministério dos Transportes, Secretaria de Portos, governo do estado de São Paulo, prefeituras da Baixada Santista, Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e agentes reguladores para coordenar a chegada de caminhões de granéis ao complexo portuário santista.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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