Quarta, 27 Novembro 2024

Dia a Dia

O Brasil patina há anos para tirar do papel os projetos relacionados à expansão da cabotagem. O volume de carga movimentada por navio entre os portos nacionais até cresceu de 2009 para 2010, mas falta embarcação no mercado para dar conta da demanda e muitas empresas logísticas ainda insistem no modal rodoviário.

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Dos principais parceiros comerciais do Brasil, os “hermanos” da nossa vizinha Argentina são os que mais possuem barreiras contra os produtos nacionais. São, ao todo, 30 medidas protecionistas em vigor, e mesmo assim, a Argentina é o terceiro país que mais recebe produtos brasileiros, perdendo em volume financeiro apenas para a China e os Estados Unidos.

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Conhecida por ser uma das vozes mais ativas no combate ao projeto que previa a instalação do Porto Sul em Ilhéus, no Sul da Bahia, a presidente da ONG Ação Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça, fez uma reflexão sobre os quase três anos de luta e embates com quem defendia a construção do porto na Ponta do Tulha. Segundo ela, o que chama mais atenção é o estágio atual de desenvolvimento da cidade de Ilhéus.

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A sonhada duplicação da BR-101 nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul virou um pesadelo para motoristas e comunidades, que já dura seis anos. A jornalista Vera Gasparetto percorreu a rodovia federal e verificou quatro situações: trechos concluídos; trechos concluídos, mas já em reformas; trechos em obras e trechos onde não há nenhuma movimentação de obras, ou seja, nada foi feito ainda.

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Troca de governo e entra em cena aquela velha dança das cadeiras, nos diz a jornalista Andrea Margon. Mas, como se diz no jargão futebolístico, “para que mexer em time que está ganhando”? É com essa ideia que os trabalhadores portuários do Espírito Santo estão mobilizados. Eles querem evitar uma mudança, unilateral, na diretoria da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). Ventos sombrios lançaram esta semana uma lista, com três nomes, de possíveis substitutos da atual gestão. A Intersindical da Orla Portuária do Espírito Santo avisa que se a carruagem não mudar seu curso, haverá paralisação nos portos do estado. Quem nos traz a informação é a jornalista Andréa Margon, diretamente de Vitória.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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