Quinta, 28 Março 2024

Assim como em outros setores da economia, o Governo Federal pressiona para que o Congresso Nacional vote, sem demora ainda este ano, a proposta para a Lei Geral das Telecomunicações, ou Lei das Teles, por meio do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 79/2016. É um setor altamente rentável que também se liga, profundamente, à logística. As tecnologias da informação fazem parte do dia a dia não só das pessoas, mas da movimentação das cargas. 

Leia também
WebSummit 2018: Praticagem: expansão de portos, conceito de calado dinâmico e interação hidrodinâmica

O que se pretende com o PL em questão é a passagem do regime de concessão para autorização, assim como a anistia de multas aplicadas às companhias de telecomunicações (são uma das recordistas em termos de reclamação do consumidor). Outro ponto importante, que se liga ao erário público (ou dinheiro da viúva) é que com a nova formatação as teles ficam dispensadas de devolver à União, ao fim das concessões, parte do patrimônio físico usado desde a privatização há 20 anos.

O assunto é tão polêmico que, mesmo aprovado em dezembro de 2016 e enviado à sanção presidencial, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a devolução do texto ao Senado. Aliás, qual concessão não é polêmica hoje no País? Que o diga a das ferrovias.

O que deve ficar esclarecido é que mais do que atender a esse ou aquele grupo econômico, as ações governamentais e do Legislativo devem contemplar apenas um objetivo: o interesse maior da Nação. Qual? Desenvolvimento com sustentabilidade, força à inovação e ciência, reindustrialização, logística inteligente e tudo com muita justiça social.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto