Editorial | Coluna Dia a Dia
Portogente
O transporte de cargas para terras distantes estimula a imaginação (Clydesdale)
Quando o Porto de Santos, o principal do hemisfério sul, executa um novo arranjo operacional, aprofundando o seu canal de acesso para receber a nova geração de navios oceânicos, projeta um fluxo de comércio mais intenso, com maior produtividade e competitividade. Por estar situado na Região Metropolitana da Baixada Santista - RMBS - com nove municípios conurbados e um amplo e qualificado parque universitário, acertadamente a Autoridade Portuária assinou um convênio com 12 universidades. Assim, incentiva a pesquisa e monitora resultados, aproximando a solução do problema.
Imagem gerada por IA
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Como templo da inteligência, a academia é uma parte essencial no debate de questões importantes, como: eficiência logística, saúde, meio ambiente, emprego e trabalho. Temas que farão parte da disputa acadêmica fraterna entre universidades da RMBS, com foco no novo cenário do Porto de Santos com 17 metros de profundidade. As melhores visões serão premiadas por este portal da web: Portogente. Tema abordado com perspicácia pelo economista Roberto Paveck, no anexo a seguir:
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O objetivo é interdisciplinar de modo a combinar conhecimentos ou área do saber para abordar um problema ou projeto com mais abrangência. Sempre focando amplamente o novo cenário do Porto de Santos e o consequente desenvolvimento regional. A organização do debate também poderá fazer saudáveis provocações. Longe de se constituir uma tese acadêmica, o propósito é despertar para a nova realidade e promover integração do porto e a região.
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Neste sentido, avizinha um novo episódio no mundo do trabalho, no tempo da automação. O desemprego estrutural, a perda involuntária de empregos, consequências das mudanças na estrutura, como a automação ou tecnologia digital na demanda de novas habilidades. Evolução de conhecimento e capacitação são técnicas que facilitam o desenvolvimento e a transição suave. Nessa perspectiva panorâmica, da trajetória do mundo do trabalho, que impacta direta e indiretamente o sindicalismo portuário, indubitavelmente, as lacunas hoje constatadas precisam ser superadas com renovação.
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Sem sombra de dúvida, o êxito da rápida contratação da complexa derrocagem, do fundo do canal de acesso ao Porto de Santos, é comprovado com os tantos, e não poucos, anos de promessa, sem resultado nem perspectiva de realizar essa modernização, sem a qual é impossível receber a nova geração de navios. Terrível ameaça ao histórico complexo portuário, de ser rebaixado na sua classificação global e liderança no hemisfério sul.
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Devem ser bem vindas as manifestações de interesse na atividade portuária, ‘por parte dos municípios limítrofes à Santos, para desenvolver a região. Portanto, é imperativo que a Autoridade Portuária crie estrutura para controle do planejamento de todo este processo. Que tem potencial e deve ser amplo e avançado. Modernamente, uma visão de Aglomerados (Clusters) operados com tecnologia blockchain.
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