Logística ocorre dentro do quadro mais abrangente da cadeia de suprimentos (Bowersox)
Construir a maior plataforma logística da América do Sul, como anunciam as obras de infraestruturas para integração de transportes e geração de negócios, programadas pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), considera o Porto de Santos mais do que um facilitador do comércio. Ou seja, como uma importante instituição econômica: esse complexo portuário impulsionará a sua hinterlândia e inovará a história do principal porto do Hemisfério Sul.
Foto: site oficial do Porto de Santos
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Estender a atividade portuária aos municípios vizinhos, vai ampliar a integração de transportes e geração de negócios. No âmbito da relação Porto-Cidade e no objetivo de melhorar a mobilidade urbana, está em curso a consolidação da parceria dos Governos Estadual e Federal, para lançar em breve a licitação da construção do tão almejado túnel submerso ligando as margens do canal de acesso ao porto. Um projeto para substituir a atual travessia por balsas, prestada pelo Departamento Hidroviário de São Paulo.
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Basicamente, a plataforma logística promove maior produtividade no transporte e redução de custos ao consumidor. Trata-se de um complexo planejamento de atividades, de modo a atender aspectos geográfico, operacional, gerencial, administrativo e econômico, com participação pública e privada. Como será a conexão com o Rodoanel Leste, na altura de Suzano, dando acesso ao litoral Norte paulista, região de intenso turismo. A construção está com início previsto para o próximo ano, compondo um amplo canteiro de obras fundamentais.
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A partir dos municípios em torno do complexo portuário de Santos - Praia Grande, São Vicente, Guarujá, Cubatão e Bertioga– essa plataforma irá integrar vários modais de transporte e promover a intermodalidade, com sustentabilidade. Incluindo um novo acesso ao porto, com a construção da terceira pista da via Imigrantes. Trata-se de uma obra de 21,5 Km de extensão, com 17 Km de túneis e 4,5 Km de viadutos. O início está previsto para 2026.
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Há anos, Praia Grande tenta aprovar o Complexo Empresarial e Aeroportuário Andaraguá, com a previsão de gerar 17 mil empregos diretos e muitos outros indiretos. Este projeto logístico abrange um estudo robusto de um porto offshore, com profundidade de 19 metros e ligação com as Rodovias dos Imigrantes, Anchieta e Manuel da Nóbrega. Um potencial portuário que define uma plataforma logística economicamente viável e imprescindível.
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Motivado como engenheiro e Governador, considerando a parceria financeira de 50% do Governo Federal e também da Participação Pública e Privada (PPP), bem como baseado nas experiências das integrações logísticas internacionais, Tarciso de Freitas foca um horizonte acelerado e de realizações, integrando o Porto de Santos, como fator de competitividade e desenvolvimento do Estado de São Paulo. Impulsionando as trocas comerciais e o consequente progresso nacional.
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