A economia clássica negligenciou a importância da localização das instalações e do projeto geral da rede para as operações comerciais eficientes.
Quem assiste o webinar do Portogente ”Importância da Plataforma Logística Integrada para o Comex”, tem a nítida percepção de que a desestatização dos portos, se bem sucedida, irá perder produtividade sistêmica na sua hinterlândia, na importação e exportação, por negligenciar a importância das Plataformas Logísticas. Uma estrutura importante na regulação dos fluxos logísticos.
Editorial
* Plataforma Logística é medíocre no comércio exterior do Brasil
Paradoxalmente, não é no processo de alfandegamento que se encontra a resistência desse processo. Atualmente, 97,4% das importações marítimas são selecionadas para o canal verde. Tecnologicamente modernizada, a aduana pode cumprir bem seu papel sem qualquer restrição ao recinto onde se localiza a mercadoria. O qual é entendido como um elemento da Plataforma Logística: apenas um ponto de entrada e saída para o país.
Editorial
* Plataforma Logística Integrada é competitividade no comércio exterior
O diagnóstico da junta de debatedores aponta o regime da outorga do serviço público, pela Administração Pública, a causa de morosidade e fomentador de judicialização. Quanto à autorização, esta modalidade não está sujeita a Lei nº 8.987/95, que exige licitação para as outras duas formas de outorga: a concessão e a permissão. Para agilizar e dar eficácia, as agências reguladoras foram criadas com a finalidade de controlar, regular e fiscalizar.
Artigo ! Fabiano Lourenço
* A próxima década da indústria brasileira
Esquadrinhada como elemento do fluxo logístico da hinterlândia de portos, a Plataforma Logística, como se verifica nos EUA, na China e a brasileira em Anápolis, em Goiás, avulta como estratégia do negócio do porto. Daí explica o atraso brasileiro nesse setor. Essa inovação, da logística portuária em rede que vem crescendo progressivamente, é incompatível com as decisões portuárias centralizadas em Brasília.
Periscópio | Frederico Bussinger
* Alfandegamento de plataformas logísticas por autorização
No âmbito da Administração Pública, a política faz leis como fábricas de salsicha, vaca voar e mostra jabuti subindo em árvore sem ocorrer enchente. Com um pouco de desfaçatez trocada por patriotismo, é possível outorgar mais desenvolvimento econômico e social ao Brasil. Basta o alfandegamento de Plataformas Logísticas por autorização.