Segunda, 20 Janeiro 2025

A revolução digital aproximou compradores e vendedores, ao redor do mundo.

Na era digital, a conectividade entre empresas impulsiona a gestão da cadeia de suprimentos, bem como a logística tem sido redefinida pelos avanços tecnológicos, em constante evolução. Desse modo, o crescimento do mercado de condomínios logísticos vem superando a limitação de espaços para operações de estocagem e amplia seu papel. Assim, promove a sua utilização efetiva para alcançar maior velocidade, eficiência e controle de custos. Condições que também asseguram a competitividade e fomentam o desenvolvimento nacional, através dos portos no papel de unidade territorial nas linhas costeira, fluvial e lacustre.

logistgica

Veja mais: De que barro é feito o US$?

O crescimento do comércio eletrônico e o aumento da conteinerização, com aplicação de tecnologias como Blockchain e a Inteligência Artificial (IA) fazem do transporte marítimo transcontinental a principal escolha para muitas mercadorias. Consequentemente, os condomínios logísticos, que antes ficavam próximos a centros industriais, agora estão estrategicamente posicionados ao lado dos grandes portos ou muito próximos deles, como maior oportunidade de negócio, no papel de shopping center.

Veja mais: Brasil ocupa 44º lugar em índice global de acesso e uso de tecnologias

Estimular os portos como centros logísticos estratégicos há muito ocorre em portos, como o de Antuérpia na Bélgica. Ao se tornarem portos concentradores (hub ports) de inovação, os portos integram e cooperam com os condomínios logísticos para oferecer soluções de transporte mais eficientes e integradas. Essa sinergia elimina vulnerabilidade, reduz atrasos e melhora a eficiência logística, bem como promove a redução de custos operacionais.

Veja mais: Comunidade do Porto de Santos abraça o deputado Paulo Alexandre

Outro fator favorável é a estrutura existente nos portos – como rodovias, ferrovias e instalações – quando utilizada de forma otimizada por todas as partes. Esse relacionamento não só melhora a logística porta a porta, mas também maximiza o uso de estruturas logísticas existentes, contribuindo para um ecossistema mais eficiente e inovador. Sendo que a palavra final em atendimento - sucesso do cliente – não tem medida específica, mas continua sendo o objetivo de empresas comprometidas com os relacionamentos na cadeia de suprimento.

Veja mais: A Competitividade Brasileira na Logística Digital

Cabe à Autoridade Portuária e ao Conselho de Autoridade Portuária darem destaque à importância e promoverem o planejamento de áreas para operação de condomínios logísticos nos respectivos portos, como um segmento com potência para promover um moderno cenário global no setor portuário. Ou seja, não perder o bonde da história da tecnologia que vem sendo escrita. Na ponta desse processo, ocorre redução de custo com estoques e de tempo de espera em seus processos operacionais. Em síntese, barateamento da logística porta a porta.

Veja mais: Os diferenciais do setor de condomínios logísticos

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!