Competição continuará a ser inquietante
Gestão da inovação é uma ação prioritária nos portos do mundo. Ou seja, observar o mercado, a concorrência, as novas tecnologias, o cenário e os novos processos para definir as metas e fazer acontecer. Doravante, a transição em um ambiente de forte aplicação de mão de obra, para a era da inteligência artificial (IA), será uma análise complexa, de forte cunho político, quando a partir de janeiro próximo já estará correndo o tempo da eleição presidencial no Brasil.
Foto: Divulgação
Veja mais: A tal da IA - Portogente
Uma década atrás já era anunciada essa transição de paradigma, quando em portos europeus já operavam a movimentação de terminal de contêineres totalmente automatizada. O primeiro impacto social ocorre no mercado de trabalho, seguido pelo futuro ameaçado do sindicato, com o fim de empregos, pelo avanço da revolução tecnológica. Um contexto histórico e social sobejamente conhecido e cuja perspectiva panorâmica de trajetória vai impactar direta e indiretamente a forma de organização e de atuação do sindicalismo portuário.
Veja mais: Inovação e sustentabilidade: tendências promissoras para o futuro do setor logístico - Portogente
Inovação portuária se traduz por portos com função de integração e comércio, compondo e otimizando os antigos papeis de amplo provedor de serviços para o setor privado. Sem negligenciar a sua tradicional importância como estrutura de transporte e comércio marítimo, necessário ampliar o seu atual e superado potencial, utilizando tecnologia de movimentação e informacional, como condição da 4ª Revolução Industrial. Ir além das funções básicas do comércio de mercadorias e serviços. com competitividade num crescendo e desenvolvimento econômico, através de um cossistema inovador.
Veja mais: Acelerando a inovação nas cidades inteligentes - Portogente
Tecnologias como a inteligência artificial, Internet das coisas, big data e blockchain, bem como a máquina de aprendizado (machine learning), são vantagens competitivas dos portos abertos à inovação, com melhores práticas ambientais e governança. Nesse sentido, tem importância a qualificação de recursos humanos que atuam nessa área. Portos, como o de Santos, contam com um centro universitário de excelência com cursos pós-graduação. Assim, ter políticas estruturantes para formar e desenvolver talentos humanos na gestão portuária em toda a sua amplitude.
Veja mais: Largada do Porto de Santos rumo ao futuro - Portogente
No âmbito das Autoridades Portuárias, cabe um esforço para recriarem-se de modo a serem capazes de efetivar suas finalidades em padrões comerciais e sociais, com valores e resultados. Com práticas sustentáveis que fortaleçam a relação do porto do comércio com a cidade das pessoas. Debater a inovação dos portos brasileiros é a peculiaridade do Portoinova, um amplo espaço do Portogente na web, em breve, para debater a inovação dos portos brasileiros.
Veja mais: Megaexplosão de Beirute é um alerta aos portos do mundo - Portogente
Com visão do desenvolvimento da competência para a prática das organizações, com renovação e oxigenação do tempo presente no comércio marítimo, o projeto Portoinova objetiva ampliar a percepção holística desse processo em curso, dos seus desafios e das suas oportunidades.
Veja mais: Energia solar na neoindustrialização do Brasil - Portogente