Domingo, 30 Junho 2024

O nível de serviço oferecido ao cliente é o negócio do negócio

A partir das mudanças em curso nas principais rotas marítimas que afetam o Porto de Santos, levando em conta também o crescimento urbano da sua região, bem como o desenvolvimento tecnológico acelerado e a adoção de paradigma energético sustentável, tendo em vista a importância da sua hinterlândia, é possível e necessário projetar o futuro do seu progresso. Uma revitalização compatível com a sua história, através de uma visão ecológica harmoniosa, considerando as pessoas, produção e o planeta.

Porto aereas 1
Foto: Autoridade Portuária de Santos

Veja mais: Navegue Simples para atrair investimentos - Portogente

Há desafios a serem enfrentados como forte mudança de paradigma e consequentes reflexos. Prioritariamente, assegurar qualidade, velocidade, entrega e preço, a partir de um Master Plan robusto, que leve em conta as mudanças de padrão de eficiência e produtividade. É o caso do corredor bioceânico e a ferrovia bioceânica, integrando os litorais dos Oceanos Atlântico e o Pacífico: respectivamente no Porto de Santos e no Porto de Antofagasta, no Chile, para conectar a Rota da Seda chinesa.

Veja mais: Porto de Santos e a rota bioceânica do Atlântico ao Pacífico - Portogente

É prioritário, portanto, definir soluções para os atuais limites técnicos da navegação e operacionais na movimentação portuária de cargas, compatibilizando os atributos comerciais do atual principal porto do hemisfério sul com o futuro decorrente. Definitivamente já consagrada, a solução com terminal em mar aberto (offshore), como estratégia, requer estudo consistente dessa solução que, apesar do seu papel competitivo e sua complexidade construtiva, até agora tem sido tratada com insignificância, como meramente hipotética. Papel que cabe à Autoridade Portuária, indubitavelmente.

Veja mais: A caminho do Porto de Santos offshore - Portogente

Portos também enfrentam desafios devido ao crescimento da população. As prefeituras, dos municípios afetados pela atividade portuária, como é o caso de Santos e Guarujá e suas secretarias específicas, em vez de priorizar arranjos de cargos políticos, precisam gerenciar o risco de degenerar a relação porto-cidade. Trata-se de uma pauta relevante para conciliar produtividade portuária e cidade das pessoas: viva, segura, sustentável e saudável, como consequência de um planejamento motivador.

Veja mais: Energia solar na neoindustrialização do Brasil - Portogente

Portanto, é preciso entender que essa nova realidade, com respectivos desafios, já chegou e já está bem avançada. Trata-se de uma travessia com mudanças, também nas paisagens social e política, avultando o essencial papel das universidades locais e da comunidade em geral. A sociedade em rede se espalha seletivamente por todo o planeta, considerando os tantos interesses. O debate está posto, supondo que a legitimidade depende, em grande parte, do consentimento de significado compartilhado. Em breve: webinar Portogente com o tema LOGÍSTICA TRANSOCEÂNICA.

Veja mais: Renovar o contrato da Ecoporto atrasa o Brasil - Portogente

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto