Sábado, 27 Abril 2024

A realidade é um discurso que se articula em signos linguísticos e visuais

O progresso econômico e o desenvolvimento do comércio exterior brasileiros vão depender da eficiência da logística nacional. Mundialmente, esse setor está no vértice de uma profunda transformação, promovida pelo avanço tecnológico. Fatores como inovação, sustentabilidade e automação, já bastante visíveis, transformam o modo como mercadorias são transportadas, armazenadas e distribuídas.

Navio bomba Dad 29FEV2024Reprodução de imagem do site Fórum.

Veja ainda
* Navio-bomba: potencial equivalente a 55 bombas de Hiroshima no Porto de Santos

No Porto de Santos, na contramão da modernidade e da sustentabilidade, sem dar a menor satisfação à sociedade ameaçada e desinformada, o presidente do Porto de Santos, Anderson Pomini, está há dois meses para se manifestar sobre a instalação de um terminal de gás natural liquefeito (GNL), o popular navio-bomba. O prefeito de Santos, Rogério Santos, parece desconhecer o que de risco se passa na cidade que lhe cabe administrar. Sem sombra de dúvida, um cenário inconsequente, e por demais grave.

Veja mais
* Navio-bomba não pode entrar em Santos

Estamos falando de uma cidade na qual há uma justificada dúvida, se ela tem um porto ou o porto tem uma cidade. Onde um silêncio abafado, que não emudece o grito de tantas histórias trágicas, como o incêndio da Vila Socó ou do recente e anunciado incêndio do tanque da Ultracargo, ecoa o perigo atual do terminal de GNL... na Alemoa, E o barulho de tantas coisas a serem apuradas. Um cenário de um porto e sua cidade sem lideranças à altura do seu papel e respectiva história. Desinformada, a sociedade vai reagir por quê?

Veja também
* Navio-bomba: a aprovação de projetos de risco social e ambiental

A Promotora do Ministério Público, Amarchia Zwarg Acerbi, que questiona o licenciamento do terminal de gás na cabeceira do canal do porto, afirma que o Juiz da 2ª Vara, “não agiu com o costumeiro acerto”. Uma assertiva que envolve a segurança de uma cidade conurbada com seu porto, o principal do hemisfério sul. E sem os devidos e necessários comentários do presidente do porto e do prefeito da cidade de Santos. Por que se calam? Tendo em vista que tantos outros portos, no Brasil, instalaram esse projeto em mar aberto, com quebra mar e sem causar risco à comunidade.

Veja ainda
* Prefeito de Santos fica longe da realidade do Porto da cidade

Trata-se de uma questão da área científica, numa cidade com nove universidades. Há competência técnica na área portuária, de excelência, para embasar o debate que já deveria ter sido realizado e Portogente vai promover. Colocar luz do sol em questão tão arriscada e tratada sem a responsabilidade nem autoridade cabidas, possibilita o entendimento do real problema a ser resolvido. Assim, mobilizar a sociedade santista, ora ameaçada e descuidada, para operações concretas e evoluídas.

Veja mais
* Abaixo-assinado · Diga não ao navio-bomba no porto de Santos · Change.org

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto