Quinta, 21 Novembro 2024

O controle e a operação da dragagem definem os resultados.

Dragagem é um serviço essencial para manter a profundidade do porto e, por sua especificidade e custo elevado, a sua contratação como solução não é uma decisão trivial. Envolve conhecimentos técnicos especializados nas definições a serem adotadas na superação efetiva aos impasses à navegação, com foco nas reais necessidades do porto. Portanto, a prorrogação do atual contrato da Van Oord, no Porto de Santos, sem licitação, convém ser melhor debatido.

Dad 18DEZ2023

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Contrato de longo prazo para a manutenção das cotas do Porto de Santos é uma opção ampla e longamente analisada nos fóruns técnicos, com consenso competente, embasado em conhecimentos e experiências. Tanto na garantia das melhores condições para a navegação, quanto de custos de execução pelo melhor prazo dos investimentos. Tendo a sobredragagem, como uma equação ganha-ganha, do porto e do empreiteiro, na promoção de produtividade.

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Portanto, e pelo amplo consenso técnico robusto sobre esse tema no Porto de Santos, não há mais porque delongar, para definir uma solução compatível com o papel do porto do novo tempo. Ou seja, possibilitar a introdução de novas tecnologias a serem discutidas, por exemplo, caixas de sedimentação e uso benéfico de material. Afora a aplicação de equipamentos especiais negociados com a vantagem do prazo maior. Trata-se das melhores práticas para um porto corresponder aos desafios inovadores e sustentáveis.

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Essas questões conceituais e práticas operacionais, são determinantes da qualidade dos resultados. Por isso, deve ser apurada, com muita luz e prestados os esclarecimentos devidos, sobre a denúncia da DTA Engenharia à Autoridade Portuária,” de que a empresa Van Oord não possui o parque de dragas contratado”. Problema que também expõe a fragilidade dos portos do Brasil, País que tem uma extensão de costa de 7.600 km e não possui dragas com bandeira nacional.

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A lama da dragagem do Porto de Santos exige uma gestão que assegure os seus limites ao âmbito da engenharia, através da mecânica dos solos, levando em conta as características estuarinas, do lagamar e das contribuições fluviais; tipos de dragas empregadas e as épocas mais oportunas. Consideração que visam a produtividade. Fator, este, que se caracteriza pela influência da qualidade do ambiente de negócios.

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A concessão do canal de navegação do Porto de Santos por parceria público-privado (PPP), por longo prazo, é há muito proposta como incremento da competitividade do produto nacional no mercado internacional. Englobar na PPP o aprofundamento do canal (investimento) com a manutenção (custeio), a exemplo de Paranaguá, abrevia tempo, reduz custos e promove resultados competitivos. Será o início de um novo ciclo do principal porto do Brasil.

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