Cabe ao governo encorajar a mudança e estimular a inovação.
Paralela aos conflitos e resistências criados ao crescimento dos fluxos rodoferroviários na margem direita do Porto de Santos, por planejamentos desordenados dos espaços porto-cidade, vem crescendo o debate e a adesão ao projeto Linha Verde, pela margem esquerda. Focado com prioridade na logística do contêiner, tem força política no partido Republicanos do governador de São Paulo e do ministro de Portos.
Crédito: Maria Lúcia Silva Santos.
Veja mais
* Porto de Santos como imenso canteiro de obras
Para o secretário estadual de Parcerias, Rafael Benini, essa nova rodovia não é prioridade para o Estado. Entretanto, a demanda logística, de alternativa à descida pela antiga via Anchieta, e o lobby do setor de contêineres da margem esquerda justificam a pauta com probabilidade de êxito do projeto. Trata-se de um novo ciclo de desenvolvimento do Porto de Santos, com implantação de novos terminais na era da movimentação em pátios com tecnologia inteligente.
Veja ainda
* Niterói constrói caminho para um futuro pujante
Sob a ótica do mercado de contêineres agrega o pujante Vale do Paraíba, em especial a regão de São José dos Campos à Taubaté, bem familiar ao governador. Por atravessar a Serra do Mar, deverá ser um projeto de sustentabilidade rigorosa. Um novo fluxo de comércio conectando o principal porto do hemisfério sul. Fatores suficientes para fundamentar a sua construção, cuja viabilidade técnica e financeira é factível.
Veja mais
* ZPE do Porto de Santos é projeto para a atual diretoria
Entretanto, desencadeia um crescimento do comércio marítimo para o qual o porto hoje não tem profundidade competitiva. Tampouco tem estrutura para elaborar o projeto necessário. O tempo restante desta gestão é exíguo para implantar essas providências. Implica decisões complexas, como já se mostrou a dificuldade de se levar a termo a campanha fracassada do Santos17. Por anos e sem resultados. Será preciso inovar.
Veja também
* Porto de Santos além do tempo atual
Analisar potenciais e elaborar estratégias para atingir objetivos é meta permanente dos portos. Sobre estudos de novas logísticas para o Porto de Santos há outros trabalhos interessantes, como o da rodovia entre Parelheiros e Itanhaém, bem como o da rodovia Viamar, entre Suzano e Santos. Neste contexto, Linha Verde engendra maiores debates. Cabe à Autoridade do Porto ter discernimento e capacidade de realizar um esforço incomum na busca da inovação.
Veja ainda
* O projeto hidroviário do Porto de Santos pode virar realidade