Sábado, 23 Novembro 2024

O transporte de carga enriquece a vida dos que as mandam e dos que as recebem (Cargas-Greg Clydesdale)

Dad 16FEV2023Passados quarenta e sete dias do prazo para os 100 primeiros dias de mandato do presidente Lula é possível identificar, com clareza, as estratégias prioritárias para o principal porto do Brasil: o Porto de Santos. Construir o túnel submerso para ligação a seco das margens nas duas cidades portuárias, Santos e Guarujá, bem como o porto oceânico para receber navios de grande porte. Isto foi posto enfaticamente pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. É hora de se ouvir a manifestação, em alto e bom som, da sociedade afetada por esses dois revolucionários projetos de repercussão nacional e fomento do progresso.

Veja mais
* Túnel submerso no canal do Porto de Santos é solução avançada

De pronto e referencial, ambos os projetos não são propostas recentes. Entretanto, a clareza do propósito e, em especial, a fonte de recursos que precisa ainda ser definida, podem e convém acontecer nos próximos cinquenta dias desse emblemático tempo político- administrativo. A implantação dessas duas grandes obras e estruturas afins será um investimento da ordem de dezenas de bilhões de dólares. O Programa de Parcerias para Investimentos (PPI) estruturado pelo banco de fomento BNDES, presidido pelo também santista Aloízio Mercadante, que conhece bem o porto e o dilema da travessia a seco, vai equacionar a captação dos recursos desse projeto consolidado como negócio atrativo ao capital internacional.

Veja mais
* Ministro Márcio França anuncia dragagem eficaz do Porto de Santos

Analisar os fatores de escolha de um porto oceânico transcende a sua profundidade. Definir o modelo de negócio desse porto implica uma análise ampla das suas possibilidades para atender satisfatoriamente sua hinterlândia. Além disso, a sua integração à logística do Porto de Santos; aos modais de transporte e tantos outros detalhes, que devem ser examinados por um debate amplo e estruturado no âmbito da secretaria de Portos, com prioridade. Inclusive uma reflexão das funções do porto e dos formadores dos custos logísticos para construção de planos de ação.

Veja mais
* Como fazer o Porto de Santos um grande porto mundial

Decerto, é inadiável e já está demorado construir um porto de águas profundas que potencialize o Porto de Santos de modo a participar competitivo no novo comércio internacional. Por haver mais de uma possibilidade de local, é adequado que o ministério de Portos defina, dentro do prazo dos 100 dias, onde será construída a extensão oceânica do Porto de Santos. Há elementos que permitem tomar uma decisão que atenda às múltiplas necessidades das cadeias de suprimento que passam pelo porto. Pois esse assunto é abordado há muito tempo.

Veja mais
* Pierdomenico traz bom ânimo ao setor portuário brasileiro

Considerando já haver estudos sobre o local para construir o porto oceânico em Praia Grande, a partir desse estágio, expor esses dados é um início apropriado para colocar luz no entendimento do desafio. Tratativas havida à época em que o ministro Márcio França era prefeito de São Vicente, ele participou desse debate. Portanto, mais de meio caminho andado, para que nos próximos cinquenta dias haja uma meta definida sobre essa estrutura portuária fundamental.

Veja mais
* Uma logística de ficção científica

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!