Sexta, 19 Abril 2024

A determinação do alvo deve ser feita por quem tem conhecimento amplo do sistema.

O Porto de Santos é um dos fatores centrais do desenvolvimento do Estado de São Paulo e de expressiva área do território brasileiro. Por sua estrutura e posição geográfica em relação aos grandes centros industriais e regiões agrícolas, reúne uma série de condições que o credencia desempenhar um papel de fomento econômico pujante. Por tudo isso, o programa de desestatização governamental deve ser conciliável com os anseios da sua comunidade portuária. Entretanto, não tem sido.

600 Navio NOV2020 9Saída de navio do Porto de Santos (SP). Acervo Portogente.

Leia também
* Luz sobre a realidade da desestatização do Porto de Santos

A autonomia concedida ao sistema portuário de Paranaguá, por interesses eleiçoeiros, pode e deve também ser estendida, por estratégia operacional, à comunidade do Porto de Santos. Pois, a Regionalização do Porto de Santos descentraliza e dá autonomia ao processo de decisão, pela sua comunidade. A forma mais descomplicada e inovadora, há muito desejada, de reformar o principal complexo portuário do Brasil.

Leia também
* Portos do Paraná fazem reforma para não mudar

Convém que o Sindicato dos Operadores Portuários (Sopesp) e o Conselho de Autoridade Portuária (CAP), de Santos, unam-se em torno de uma posição fechada, para conquistar o mesmo status do Porto de Paranaguá. Com a autonomia gerencial e uma administração eficiente será possível antever, a curto prazo, um aumento de movimentação de cargas cujo atendimento necessitará de serviços de elevada produtividade, geradores de progresso.

Leia também
* CAP como instrumento de descentralização e planejamento

A Regionalização do Porto de Santos estará necessariamente vinculada aos interesses sócios-econômicos regionais, com consequente melhoria nas relações entre capital e trabalho. No seu papel de atrair investimentos portuários, inclusive para ampliar as instalações existentes, o porto estará capacitado para bem responder às mudanças nos cenários comerciais e tecnológicos, atendendo aos requisitos ambiental, social e de governança mundiais.

Leia também
* Telma de Souza fala sobre regionalização e ingerência política nos portos

A conjuntura atual do comércio internacional exige sistemas portuários ágeis. A Regionalização do Porto de Santos vai aproximar a solução e o problema. Dessa forma, fazer cada vez mais com cada vez menos. Sopesp e CAP unidos no propósito de regionalizar e tornar o Porto de Santos mais competitivo e contemporâneo é a forma mais adequada de inovar o poderoso complexo portuário santista. Compete ao ministério da Infraestrutura – Minfra tornar este anseio realidade.

Leia também
* Deputada tem a palavra do ministro de construir o túnel submerso no Porto de Santos

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto