A determinação do alvo deve ser feita por quem tem conhecimento amplo do sistema.
O Porto de Santos é um dos fatores centrais do desenvolvimento do Estado de São Paulo e de expressiva área do território brasileiro. Por sua estrutura e posição geográfica em relação aos grandes centros industriais e regiões agrícolas, reúne uma série de condições que o credencia desempenhar um papel de fomento econômico pujante. Por tudo isso, o programa de desestatização governamental deve ser conciliável com os anseios da sua comunidade portuária. Entretanto, não tem sido.
Saída de navio do Porto de Santos (SP). Acervo Portogente.
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A autonomia concedida ao sistema portuário de Paranaguá, por interesses eleiçoeiros, pode e deve também ser estendida, por estratégia operacional, à comunidade do Porto de Santos. Pois, a Regionalização do Porto de Santos descentraliza e dá autonomia ao processo de decisão, pela sua comunidade. A forma mais descomplicada e inovadora, há muito desejada, de reformar o principal complexo portuário do Brasil.
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Convém que o Sindicato dos Operadores Portuários (Sopesp) e o Conselho de Autoridade Portuária (CAP), de Santos, unam-se em torno de uma posição fechada, para conquistar o mesmo status do Porto de Paranaguá. Com a autonomia gerencial e uma administração eficiente será possível antever, a curto prazo, um aumento de movimentação de cargas cujo atendimento necessitará de serviços de elevada produtividade, geradores de progresso.
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A Regionalização do Porto de Santos estará necessariamente vinculada aos interesses sócios-econômicos regionais, com consequente melhoria nas relações entre capital e trabalho. No seu papel de atrair investimentos portuários, inclusive para ampliar as instalações existentes, o porto estará capacitado para bem responder às mudanças nos cenários comerciais e tecnológicos, atendendo aos requisitos ambiental, social e de governança mundiais.
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A conjuntura atual do comércio internacional exige sistemas portuários ágeis. A Regionalização do Porto de Santos vai aproximar a solução e o problema. Dessa forma, fazer cada vez mais com cada vez menos. Sopesp e CAP unidos no propósito de regionalizar e tornar o Porto de Santos mais competitivo e contemporâneo é a forma mais adequada de inovar o poderoso complexo portuário santista. Compete ao ministério da Infraestrutura – Minfra tornar este anseio realidade.
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