Quinta, 21 Novembro 2024

A determinação do alvo deve ser feita por quem tem conhecimento amplo do sistema.

O Porto de Santos é um dos fatores centrais do desenvolvimento do Estado de São Paulo e de expressiva área do território brasileiro. Por sua estrutura e posição geográfica em relação aos grandes centros industriais e regiões agrícolas, reúne uma série de condições que o credencia desempenhar um papel de fomento econômico pujante. Por tudo isso, o programa de desestatização governamental deve ser conciliável com os anseios da sua comunidade portuária. Entretanto, não tem sido.

600 Navio NOV2020 9Saída de navio do Porto de Santos (SP). Acervo Portogente.

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A autonomia concedida ao sistema portuário de Paranaguá, por interesses eleiçoeiros, pode e deve também ser estendida, por estratégia operacional, à comunidade do Porto de Santos. Pois, a Regionalização do Porto de Santos descentraliza e dá autonomia ao processo de decisão, pela sua comunidade. A forma mais descomplicada e inovadora, há muito desejada, de reformar o principal complexo portuário do Brasil.

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Convém que o Sindicato dos Operadores Portuários (Sopesp) e o Conselho de Autoridade Portuária (CAP), de Santos, unam-se em torno de uma posição fechada, para conquistar o mesmo status do Porto de Paranaguá. Com a autonomia gerencial e uma administração eficiente será possível antever, a curto prazo, um aumento de movimentação de cargas cujo atendimento necessitará de serviços de elevada produtividade, geradores de progresso.

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A Regionalização do Porto de Santos estará necessariamente vinculada aos interesses sócios-econômicos regionais, com consequente melhoria nas relações entre capital e trabalho. No seu papel de atrair investimentos portuários, inclusive para ampliar as instalações existentes, o porto estará capacitado para bem responder às mudanças nos cenários comerciais e tecnológicos, atendendo aos requisitos ambiental, social e de governança mundiais.

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A conjuntura atual do comércio internacional exige sistemas portuários ágeis. A Regionalização do Porto de Santos vai aproximar a solução e o problema. Dessa forma, fazer cada vez mais com cada vez menos. Sopesp e CAP unidos no propósito de regionalizar e tornar o Porto de Santos mais competitivo e contemporâneo é a forma mais adequada de inovar o poderoso complexo portuário santista. Compete ao ministério da Infraestrutura – Minfra tornar este anseio realidade.

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