Quinta, 18 Abril 2024

O Portus tem por fim, precipuamente: conceder, a todos os seus participantes e respectivos beneficiários, suplementação de benefícios previdenciários; promover o bem-estar de todos os seus participantes.

Acendeu a luz de alerta para os portuários de Santos assistidos pelo Portus - Instituto de Seguridade Social, ao perceberem que a desestatização do porto pode causar a perda de todos os seus direitos. Junta-se a essa preocupação o fato de ter sido espetado, recentemente, um aumento na contribuição dos assistidos e ainda não digerido pela categoria, A história do Portus tem capítulos que explicam os motivos que afligem os seus participantes.

Dad 14MAR2022 

Leia também
Portus e o acordo entalado na garganta dos portuários

A patrocinadora, Santos Port Authority (SPA), no caso, deve assumir multa por cisão contratual, bem como arcar com os valores extraordinários devidos ao Portus. Caso contrário, o instituto de seguridade vai deixar seus filiados a ver navios, aos ventos de um processo judicial com duração longa e sem previsão. Essa ameaça e a negociação de uma saída, com forte viés político, ocorrem em clima de uma campanha eleitoral tensa.

Leia também
Portus em chamas ameaça contribuinte - Portogente

As perdas dos institutos similares do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e Petrobrás e que levaram à Justiça o ministro da Economia, Paulo Guedes, desfavorecem a confiança no governo. Está em jogo a segurança social de uma categoria que conquistou com luta e determinação um modelo de Entidade Fechada de Previdência Complementar, financeira e mundialmente consagrado. Portanto, são devidos os esclarecimentos do ministério da Infraestrutura (Minfra) sobre o destino do Portus na desestatização do Porto de Santos.

Leia também
Portus: solução injusta ameaça contribuintes e privatização de Autoridades Portuárias no Brasil

Entretanto, por tantas dificuldades que vem enfrentando a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários - SNPTA, para definir um modelo operacional que satisfaça às expectativas da comunidade do Porto de Santos, está complicado perceber uma saída financeira para o Portus que assegure os direitos dos seus assistidos. Lembrando que o prazo para tanto é de apenas nove meses. Conforme já confirmado, o contrato da desestatização, todavia, será assinado pelo novo governo, em 2023.

Leia também
Desestatização do Porto de Santos fica para o próximo governo

Decerto o alarme soou no meio dos assistidos do Portus. Uma categoria que deve ser tratada nas negociações da desestatização com os mesmos cuidados dispensados à segurança do dinheiro dos investidores. Porto é negócio rentável. Com seriedade e competência, a questão do Portus pode ser resolvida com elegância. Basta ter vontade e talento para tal.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto