Sexta, 26 Abril 2024

Se considerarmos todos os pares de países que praticam comércio em todo o mundo, descobrimos que, na maioria dos casos, existe uma relação bilateral: a maioria dos países que exporta mercadorias para um país também importa produtos do mesmo país.

O processo de desenvolvimento do comércio marítimo, no último século, pela integração das economias nacionais em um sistema global e impulsionado por mudanças de paradigma tecnológico, modela uma nova forma de transporte marítimo, o Global Carrier. Compreender esse acontecimento transformador é necessário. É preciso, ainda, desenvolver o conhecimento e o controle da comercialização e distribuição internacionais.

600 porto hamburgoPorto de Hamburgo, Alemanha.

Editorial Portogente 
Governo decide sobre terminal da Libra no Porto de Santos

Conceitos avançados da hidrodinâmica aplicados à construção de navios de maiores capacidade de carga, estabilidade e flutuação, irão reduzir o número de armadores e de terminais portuários. Logo, navio robô terá tripulação diminuta. Acesso à informação pela internet e algoritmos de relevância para processar e analisar demandas ameaçam o mercado dos Freight Forwarders e dos NVOCC: os primeiros, fazem acontecer os processos da cadeia logística; os segundos, as empresas consolidadoras de carga.

Portopédia 
Quais as diferenças entre Freight Forwarders e NVOCC?

Hoje, cerca de um quarto da produção global total é exportada. As cadeias de produção desses bens estão se tornando cada vez mais complexas e globais. E incluem as exportações globais provenientes de insumos estrangeiros. Dados e transações desses fluxos estão sendo controlados, com máxima segurança, pela tecnologia blockchain. Por meio dela, a Maersk e a IBM já conectam mais de 50 terminais de contêineres pelo mundo.

Editorial Portogente 
Blockchain, logística e o Ministério da Infraestrutura

Até mesmo a área comercial física vai ser substituída pela digital, da internet 4.0 e internet das coisas (IoT). Mudanças na propulsão dos navios irão acontecer para compensar a alta do frete provocada pela redução do teor de enxofre no combustível de 3,5% para 0,5%. Nos últimos cinquenta anos, a tendência do crescimento vertiginoso do comercio bilateral tem sido exigente de competitividade.

Editorial Portogente 
Portos como centro de cultura e de produção tecnológicas

Nesse cenário concorrencial, as empresas que não adotam novas tecnologias nem reduzem custos têm maior probabilidade de serem substituídas. Terão mais chances de participar desse modelo de comércio as empresas que priorizam o aprendizado e a inovação.

Objetivando contribuir para o entendimento desse processo, no próximo dia 2 de março, Portogente abre o WebSummit Navegação Marítima, um debate aberto e amplo sobre a conjuntura do tema.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto