Em artigo enviado à redação do Portogente, a cientista política e advogada Najla Buhatem Maluf abordou a importância da implantação do sistema Porto sem Papel (PSP) para o enriquecimento de informações nas operações relacionadas ao setor logístico-portuário brasileiro. A digitalização dos trâmites no comércio exterior é inevitável, um caminho sem volta. Os profissionais ou empresas que resistirem às mudanças ficarão "a não ver navios" no futuro - e este futuro é próximo.

transporte maritimo conteiner tec
Navio porta-contêineres - Imagem: Frauke Feind por Pixabay

Leia também
* Artigo de Najla Buhatem Maluf - Porto sem Papel: desburocratização e agilidade?

Presente nos 34 portos públicos, o Porto Sem Papel reúne - em um único portal - todas as informações exigidas pelos órgãos intervenientes junto ao agente marítimo/armador. "Uma matrix que controla estrategicamente a funcionalidade das operações rotineiras de movimentação de carga nos portos", observa Najla.

A plataforma, entretanto, será apenas um passo inicial frente à rede de blockchain que o universo do transporte marítimo usará para a transferência e movimentação de ativos e de dados instantâneos de forma mais ágil, barata, eficiente e segura. Enviar e-mails ou telefonar para consultar fretes ou acertar procedimentos de operações será um hábito extinto em curto prazo.

Dados de tráfego do Portogente, auditados pelo Google Analytics, apontam que nos últimos 12 meses (de novembro de 2018 a outubro de 2019) cresceu 28,45% a quantidade de acessos a páginas sobre tecnologia em comparação com o período anterior (de novembro de 2017 a outubro de 2018).

A digitalização das informações no processo de movimentação de cargas garante maior segurança em escala das operações, acelera o desenvolvimento de novos negócios e reduz custos, eliminando intermediadores e possíveis fraudes. É imprescindível estar preparado para a mudança de paradigmas e a equipe do Portogente está trabalhando para colaborar com informações, cursos e iniciativas que irão auxiliar no aumento da eficiência e da competitividade do Brasil no mercado internacional.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website