Sexta, 29 Março 2024

Circula nas redes sociais vídeo do Forum ABDIB 2019, da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base, com um discurso do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, enaltecendo o seu otimismo com o Brasil. É um extenso rol de realizações importantes e bem-sucedidas da sua pasta, nesses cinco meses de governo. São ações obrigatórias para reverter com produtividade a crise econômica preocupante que assola o País.

600 Ministro ABDI

Leia mais
Gestão dos portos: mais crise para o governo Bolsonaro

Foram destacadas, principalmente, realizações na infraestrutura de cadeias logísticas portuárias. Ações para melhorar a movimentação da produção da fábrica ou fazenda até os portos. Porém, sob o comando do mesmo ministério, ao que se assiste no Porto de Santos não é possível ter o mesmo otimismo com o futuro dos portos. É impossível vislumbrar um horizonte promissor de um complexo portuário dessa dimensão sendo capturado por alguns interesses privados e políticos, atropelando o processo concorrencial. Pior, desacatando a Constituição.

Leia ainda
Porto de Santos: mudança para pior?

No dia 27 último, Portogente revelou denúncia de um ex-assessor do diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), egresso da Raizen-Cosan. O caso está sendo investigado. A Autoridade Portuária não respondeu à solicitação de esclarecimento. Preocupa a forma como têm sido tratadas as questões dos arrendamentos pela diretoria do porto. E na administração da Codesp é inexplicável e oneroso o quadro de funcionários de carreira concursados ter sido substituído por indicados de empresas e partidos políticos.

Leia também
* Impropriedades no Porto de Santos

Com perfil e liderança para ser futuro presidente da República, convém ao ministro Tarcísio de Freitas priorizar a reforma do sistema portuário ouvindo, ele próprio e holisticamente, as comunidades dos portos. Criar ambiente de competitividade é prioridade. Bem como deve ser preservado o indispensável papel do Estado de garantidor da harmonia e da justiça. Gestão portuária é um processo de decisões que envolve múltiplas variáveis complexas e com reflexos social, econômico e político. A autodestruição suficiente dos portos já foi feita por administrações anteriores.

Leia ainda
Velha política na administração do Porto de Santos

Agora é hora de as novas formas superarem as velhas. Compete privativamente à União legislar sobre o regime dos portos. Cabe, portanto, ao ministro da Infraestrutura ser agente de mudança, inovando na harmonização dos interesses ligados direto ou indiretamente à atividade portuária.

Leia também
Frederico Bussinger: A virtude está na propriedade ou na autonomia portuária?

É sempre oportuno ressaltar que os obstáculos que impedem de alcançar a produtividade portuária asiática nos portos brasileiros também dificultam nosso desenvolvimento. Um deles é a estrutura de decisão centralizada.

>> Confira o vídeo com o ministro da Infraestrutura clicando aqui

ABDI vídeo

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto