Quinta, 25 Abril 2024

Criada para substituir o sistema de operação e controle do tráfego ferroviário no Porto de Santos administrado pela Autoridade Portuária, a Portofer – Transporte Ferroviário Ltda nasceu torta. Foi constituída inicialmente pelas ferrovias Ferroban – Ferrovias Bandeirantes S/A e Ferronorte – Ferrovias Norte Brasil S/A, que arrendaram a malha ferroviária do Porto de Santos, em 28 de junho de 2000, da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

600 Portofer

Leia mais
* Agências discutem acessos ferroviários aos portos

De lá para cá, a situação se agrava. Trata-se de uma concessão que foi comandada pelo então PMDB, sem licitação, sem cláusulas efetivas de investimentos nem de nível de prestação de serviços. O resultado é conflito, ineficiência e baixa produtividade. A consequência são fluxos de vagões com alta resistência gerencial e congestionando a área portuária. Assim, aumenta o tempo de permanência desses veículos no porto com prejuízo à produtividade. Pela malha ferroviária do Porto de Santos de mais de 100 quilômetros são movimen tados 27% da carga que passa pelo porto.

Leia também
* Parte III - Ruínas do Valongo - Reativação

Um novo processo licitatório pode levar à repetição do que já existe hoje ou então, pior ainda, a uma outra empresa desassociada da questão. A emenda poderá ficar pior que o soneto: onerar o arranjo, de resultado duvidoso e aumentar os custos operacionais. Utilizar o Conselho de Autoridade Portuária, onde todos os interesses no porto se fazem representar, parece ser a melhor rota para se buscar uma solução que atenda à conveniência ferroviária coletiva da comunidade portuária.

Leia ainda
MPF pede anulação de concessão de linha férrea no Porto de Santos

Em que pese a exatidão dos argumentos do Ministério Público Federal pelo cancelamento da concessão e abertura de licitação, os resultados vislumbrados também podem ser obtidos se ao ordenamento atual forem acrescidas metas de investimentos realistas e de movimentação claras e legalmente definidas. Visto que hoje inexistem parâmetros adequados para garantir operação ágil e sustentável. Operacionalmente sob todos os aspectos, como está hoje, não pode mais continuar.

Leia ainda
Porto de Santos rumo a 2050  
Dragagem do Porto de Santos: o que é ruim pode piorar

Portogente há muito defende a constituição de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), com objetivo de garantir unificadamente acesso de qualidade ao Porto de Santos, por modais ferroviário, rodoviário e marítimo, com tarifa única. No entanto, a Codesp, talvez por descontinuidade administrativa, no seu papel de Autoridade Portuária, até agora não se posicionou publicamente sobre a solução que propõe para questão tão urgente.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto