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- Angela Dias
Recentemente divulgado pela Portos do Paraná, ‘Navios Verdes’ terão prioridade de atracação. Sem sombra de dúvida, uma medida acertada que se junta aos esforços mundiais da indústria de transporte marítimo para diminuir as emissões de CO2, em seu papel de movimentar cargas por longas distancias. Estima-se que 3% no do total das emissões de gases do efeito estufa no planeta sejam gerados por essa modalidade de transporte.
Leia mais: Navios Verdes: a estrada para zerar emissões no transporte marítimo
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- Angela Dias
Promover a abundância de energia sustentável, na movimentação de mercadorias e pessoas, no comercio e turismo internacionais, é o objetivo do projeto MotuSolar, uma ágora digital no Portogente.
Leia mais: Nova Era da energia solar e do hidrogênio verde
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Desde o primeiro projeto de uma ponte sobre o canal do Porto de Santos, do engenheiro arquiteto Francisco Prestes Maia, na década de 40, ligando os municípios de Santos e Guarujá, tantas outras propostas foram anunciadas e a versão túnel submerso, em 2013, foi a que até hoje mais se aproximou de ser realizada. Atualmente, esta mesma proposta defronta-se com um traçado ainda não definitivo e, por isso, promove atrasos e conflitos.
Leia mais: O incerto túnel submerso do Porto de Santos
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Quando ocorrem as eleições municipais, a relação porto-cidade é um debate imperativo dos candidatos aos cargos políticos da cidade portuária.
Leia mais: Regionalizar o Porto de Santos como debate nacional
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O novo cenário que o Corredor e a Ferrovia Bioceânica vêm construído para conectar a Rota da Seda chinesa, no continente Sul Americano, provoca análises cujas interpretações descortinam logísticas e cadeias de suprimento com perspectivas otimistas.
Leia mais: O Porto de Santos versus Rota Bioceânica
