• O ano de 2015 começou trazendo grandes planos para Economia Brasileira, um deles foi um aumento do dólar de 3 unidades monetárias em média. O que isso pode trazer como impacto para os agentes econômicos no Brasil? Ou, ainda mais além, o que a mudança do valor de unidades monetárias do dólar pode trazer para um país?

  • A Globalização foi um conjunto de transformações nos âmbitos econômicos, sociais, culturais e políticos que marcou uma nova ordem mundial e a ascensão do modelo econômico capitalista.

  • A confederação nacional que reúne diversos profissionais liberais (CNTU), entre esses os engenheiros, realizou, no dia 16 último, na capital paulista, importante debate sobre a indústria 4.0 e a inteligência artificial (IA) num país como o Brasil, precário em estruturas sociais e em infraestrutura.

  • Caso um espectador externo decida analisar os últimos acontecimentos em nosso país, talvez a primeira impressão que tenha é a de que o brasileiro é um julgador: não importam as condicionais ou variáveis que envolvam os assuntos, por mais delicados que sejam...

  • Quem se deu ao trabalho de dar um vistaço nos jornalões deste final de semana perceberá, absurdamente, que para o governo e aliados sobraram notícias boas, patrocinadas, em grande parte, pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

  • 1. O que é?

    A terceirização é uma forma estrutural que permite a transferência das atividades-meio de uma empresa (seja ela privada ou estatal) para que uma empresa intermediária execute tais tarefas. Isso ajuda a empresa a reduzir seus custos, seus gastos em recursos, diminuir a sua estrutura operacional, e, principalmente, disponibiliza mais fatores de produção para a atividade-fim da empresa.

    td q vc prec sa so proj d lei terc fig 1
    Fig.1: A terceirização permite com que outros trabalhadores colaboram com a empresa e, assim, proporcionem uma interação sinérgica de dinâmicas e estruturas organizacionais diferentes. Fonte(https://br.pinterest.com/pin/239394536424600681/) Acessado 01/02/2017.

    2. Histórico da Terceirização

    A primeira vez que foi utilizada a estrutura terceirizada de forma significativa foi durante a II Guerra Mundial, em meados de 1939. Para a estratégia dos Estados Unidos, era vantajoso se concentrar na execução da atividade-fim (produção de armas) enquanto terceirizava suas atividades-meio, como a distribuição dessas armas.

    (Entenda a terceirização na Logística de Distribuição aqui)

    Mesmo assim, a terceirização só surgiu no Brasil 27 anos depois. Em 1966, ela foi parcialmente regulamentada pela lei que permitia a contratação de seguranças para bancos de forma terceirizada. Após um ano, foi publicada a lei que permitia a terceirização se executada pelo setor público.

    Com o passar dos anos, a terceirização foi cada vez mais representada: em 1974 foi regulamentado o trabalho temporário; enquanto que em 1983, tornou-se legal a criação de uma empresa intermediária para representar e garantir os direitos do trabalhador

    ...