• Milhares de acidentes acontecem a cada minuto nas estradas do País. Por isso, a Aliança e a Hamburg Süd, especialistas no transporte porta a porta - no qual é possível utilizar diversos modais numa mesma operação...

  •  

    O almoxarifado é um importante setor das empresas, sejam públicas ou privadas, e consiste no lugar destinado à armazenagem em condições adequadas de produtos para uso interno. O tema é uma das principais matérias de estudo no campo da administração.

    1. Histórico

              O almoxarifado se constituía em um depósito, quase sempre o pior e mais inadequado local da empresa, onde os materiais eram acumulados de qualquer forma, utilizando mão-de-obra desqualificada. Com o tempo surgiram sistemas de manuseio e de armazenagem bastante sofisticados, o que acarretou aumento da produtividade, maior segurança nas operações de controle e rapidez na obtenção das informações. O termo Almoxarifado é derivado de um vocábulo árabe que significa "depositar".

    2.Conceituação

             Almoxarifado é o local destinado à guarda e conservação de materiais, em recinto coberto ou não, adequado à sua natureza, tendo a função de destinar espaços onde permanecerá cada item aguardando a necessidade do seu uso, ficando sua localização, equipamentos e disposição interna acondicionada à política geral de estoque da empresa.

    3. Funções

    1. Assegurar que
    ...
  • A Armazenagem é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter os materiais estocados, seja internamente (conjunto de processos voltados à estocagem, movimentação e processamento de pedidos e informações – papel operacional) ou externamente (atingir mercados distantes procurando criar valor para os clientes – papel estratégico).

    Essa gestão de espaços busca sempre a otimização e é um importante diferencial estratégico em uma empresa pois, agora, o interessante não é somente “guardar estoques” e, sim, “gerenciar o fluxo físico de informações”. Essa ação envolve fatores como dimensionamento de área, equipamentos de movimentação, projeto de docas ou baías de atracação, necessidades de recursos financeiros e humanos, recuperação do estoque, arranjo físico, configuração de armazéns, entre outros.

    Agora, na mudança atual na abordagem da importância da armazenagem, o interessante é armazenar reduzindo custos enquanto transmite uma qualidade satisfatória aos clientes, também frutificando informações importantes. Os fatores que determinaram essa mudança foram, principalmente, o aumento da competitividade no mercado. Isso fez com que aumentassem fatores como: exigências de qualidade, necessidade maior de desperdício, e etc.

    A Armazenagem é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter os materiais estocados, seja internamente (conjunto de processos voltados à estocagem, movimentação e processamento de pedidos e informações – papel operacional) ou externamente (atingir mercados distantes procurando criar valor para os clientes – papel estratégico).

    Veja também:

    Escola Virtual Portogente: Armazenagem de Carga nos Portos

    ...
  • Centro de Distribuição (CD) é um armazém cuja missão é realizar a gestão dos estoques de produtos na distribuição física e cujas atividades englobam manuseio, armazenagem e administração de produtos e informações e, em alguns casos, colocação de embalagem e rótulos, processamento de pedidos e emissão de nota fiscal

  • Artigo desenvolvido por Edésio Elias Lopes, doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Infraestrutura Viária, aborda procedimentos adotados por grandes empresas de logística com o objetivo de reduzir os custos logísticos sem impactar na qualidade e eficiência do serviço prestado

  • Quando a empresa mantém estoques que não são necessários, ocorre um desaproveitamento de estoque, o que vai significar uma perda de espaço físico assim como perdas de investimento. Quando existe a consciência que os estoques geram desperdício e quando se identificam as razões que indicam a necessidade de estoques, o propósito é usá-las de um forma eficiente.

  • Depois de nove trimestres consecutivos de resultados negativos, o Produto Interno Bruto (PIB) do setor de transporte e logística registrou crescimento de 2,8% no primeiro trimestre de 2017 em relação ao último trimestre de 2016.

  • Efetue com agilidade o seu planejamento logístico usando estratégias e ferramentas que irão promover sua logística de forma competente e eficaz

  • O acordo firmado com a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (Badesc) permitirá ao porto a ampliação de sua zona primária, área utilizada para armazenamento, cargas e descarga dos contêineres, com desapropriações para anexar o Centro Alfandegário

  • Na última semana, o governo anunciou a liberação de recursos para o Plano Agrícola e Pecuário de 2017/2018. Entre os programas considerados prioritários estão as linhas de crédito voltadas para armazenagem ligados ao Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) – com recursos de R$ 1,6 bilhões.

  • Não bastassem a alta carga tributária, os elevados encargos trabalhistas, os juros elevados, o baixo nível de investimento, o alto custo da energia, a desastrosa política de comércio exterior e a falta de investimentos em infraestrutura que caracterizaram os últimos 15 anos...