Efetue com agilidade o seu planejamento logístico usando estratégias e ferramentas que irão promover sua logística de forma competente e eficaz.

 

       É recomendável ter uma estratégia logística para o processo de distribuição da sua empresa, pois a logística é um fator determinante para a competitividade de uma empresa.
       A elaboração de um bom planejamento logístico é responsável por reduzir custos de produção e de armazenagem e aumentar a velocidade de entrega de seu produto.
      Quando se fala em planejamento logístico, significa pensar em como entregar da forma mais rápida ao cliente um produto de qualidade e com o menor gasto possível.

1. O que é?

    O planejamento logístico significa criar novos métodos e estratégias para redução de custos e mais efetividade nos resultados por meio da identificação de oportunidades de otimização dos processos.
    Para criar um planejamento correto para sua empresa, você deve proporcionar ao seu cliente produtos de boa qualidade e de baixo custo, existindo o compromisso de entregar o produto exigido com rapidez e em impecável estado de acordo com o pedido de seu cliente. 

2. Pra que serve?

    A estrutura e o planejamento de uma corporação pode ser exemplificada como uma pirâmide dividida em três níveis, sendo eles: estratégico, tático e operacional. Cada parte da pirâmide significa um tipo de planejamento a ser realizado, como visto a seguir:

Estratégia: a ponta da pirâmide (a área verde da imagem abaixo) é responsável pelos mais importantes planejamentos de uma empresa. Nele, são decididos as estratégias principalmente a longo prazo para uma empresa de acordo com sua missão. E, então, essa estratégia é repassada de forma simplificada para aplicar tal realidade na empresa: o planejamento tático.

Tática: Como o próprio nome sugere, planejamento tático é traduzir os objetivos e metas do planejamento estratégico em ações. Comumente dividido em departamentos como: compras, vendas, marketing, etc., os gerentes vão pensar em como coordenar e gerenciar ações para que os responsáveis pelo operacional consiga realizar o que a alta direção deseja (planejamento estratégico).

Operacional: O operacional trata da execução das tarefas e operações das quais os gerentes responsáveis pela estratégia tática pediu para que elas fossem realizadas.

 3. E como fazer?

    Após fazer uma reflexão de todo o planejamento contido em uma empresa, pensar em uma estratégica no departamento logístico seria transformar os objetivos e metas da alta direção em ações para que outras pessoas consigam realizar essas tarefas.
    Isso significa preparar fluxos de processos adequados e incluí-los na gestão da cadeia de fornecimento desde a etapa de conexão com o fornecedor de sua matéria-prima até a entrega do produto no para seu consumidor.
    Com isso, a empresa será capaz de manter o foco nos principais processos que necessitam de maior atenção no planejamento para alcançar excelentes resultados.
   Em vista disso, a solução para a otimização do funcionamento e dos custos de um centro de distribuição é planejar os processos logísticos (transporte, estoque, movimentação e armazenagem) adequadamente. Quem realiza o planejamento logístico de uma empresa é responsável por definir a satisfação do cliente. Pois a estratégia logística é capaz de auxiliar a entrega de produtos com alto valor agregado e com maior precisão e em um menor tempo.

Veja onde o planejamento logístico deve ser aplicado

O planejamento logístico pode ser separado principalmente em três partes, sendo:
• Logística de entrada (inbound);
• Logística interna;
• Logística externa (outbound).

 

O que é a Logística de ENTRADA?

    É o fluxo de matérias-primas entregues a sua empresa para sua entrada no processo produtivo. Logística de entrada representa como manter os fluxos regulares e contínuos de fornecedores, unidades ou cadeias de suprimento, às unidades do processo logística, permitindo otimizar a fase estratégica de sua cadeia na empresa.

O que é a Logística INTERNA?

   É a circulação das matérias-primas, dos produtos sendo fabricados e dos produtos acabados dentro de sua empresa. Logística interna é a sub-área da logística que engloba todos os fluxos e movimentações físicas e operações de apoio que são realizadas dentro do armazém.
Empresas buscam cada dia mais o avanço e a otimização dos processos logísticos internos, de maneira a eliminar todas as tarefas que não complementam no valor agregado ao produto.

O que é Logística EXTERNA?

É o transporte dos produtos acabados (envolvendo embalagem, expedição, manutenção e transporte).

      Logística externa significa planejar como as entregas serão efetuadas dentro do prazo pelo fornecedor, mantendo uma relação de confiabilidade entre comprador e fornecedor (Comakership). Seu principal objetivo é garantir o recebimento do produto deacordo com os critérios de qualidade e validade.