Terça, 19 Março 2024

A logística empresarial consiste em qualquer atividade que engloba quatro que são consideradas básicas, sendo-as: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos; ou seja, a logística facilita o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final de seu cliente final. Mesmo que pareça um termo relativamente antigo, a Logística como função integrada de uma empresa é uma definição mais nova, mesmo que a maioria das organizações sempre desenvolveram atividades de suprimento, transporte, estocagem e distribuição de produtos.

 

O ciclo da logística de forma simplificada.

 

 


A grande diferenciação do atual é que, agora, as empresas privilegiam a integração e a coordenação das atividades, objetivando a melhor contribuição possível para o cumprimento das metas da empresa. A tendência de agora é a horizontalização: ampliando o número de fornecedores, dificultando a administração mas, principalmente, reduzindo custos e sabendo lidar com o mercado globalizado que possui uma filosofia de otimização global.

 

No Brasil, o principal meio de transporte utilizado é o transportes. Os custos dele influenciam (e muito) nos custos logísticos.

 

A logística empresarial utilizada dentro de uma organização pode ser a chave de seu sucesso, bem como a de seu fracasso. Muitos empregam o conceito de logística de forma errônea, precisando-se fazer uma análise mais elaborada do que ela é capaz de fazer e o que ela engloba de fato. Mas, principalmente, passaram a reconhecer que a logística tem potencial para agregar valor para os produtos e serviços que são comprados pelos clientes, o que é essencial para sua satisfação e para o sucesso das ações de marketing.


Para o estudo da cadeia logística, separam-se as atividades entre primárias e secundárias (veja mais sobre elas aqui).

  1. Atividades primárias: transporte, processamento de pedidos e manutenção de estoques.
  2. Atividades Secundárias (de Apoio): armazenagem, manuserio de materiais, embalagem, suprimentos, planejamento, sistema de informação.


Como pode-se denotar, a logística empresarial está ligada a diversas atividades da organização e, nos dias atuais, a análise holística da cadeia de suprimentos é extremamente necessária para a atividade econômica, sendo uma exigência ao profissional.

 

 

Referências:
POZO, H. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais: Uma Abordagem Logística. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

 

Saiba mais

Escola Virtual Portogente: Transporte e Logística;

Escola Virtual Portogente: Curso "Indicadores Mundiais de Desempenho Logístico";

Escola Virtual Portogente: Curso "Logística 2015".


 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias