A logística 4.0 é um tema que está cada vez mais em alta, considerando que ela é responsável por trazer tecnologia para a empresa, com o objetivo de tornar tudo conectado e integrado, buscando eficiência. Isto já é um dos objetivos da logística, logo, é importante conhecer o que são os pontos principais: benefícios, internet das coisas e a cadeia de suprimentos.
Continue e entenda mais sobre a logística 4.0
Logística 4.0: o que é ?
A melhor forma para começar a explicar a logística 4.0 é fazendo um panorama sobre produção coordenada e distribuição através de fronteiras geográficas, tendo em vista os avanços necessários. Assim, considerando deixar de lado o tradicional entendimento País-a-País, com uma estrutura rígida, setores de vendas, produção, armazenagem e distribuição para cada país.
Neste novo momento, é necessária uma integração dos recursos da empresa e os prestadores de serviços.
A logística 4.0 também pode ajudar muito os profissionais da cadeia de suprimentos, nos seguintes pontos: reduzindo a perda de ativos que pode ser entendido, como uma forma de conhecer os problemas dos seus produtos, visando encontrar a melhor alternativa para solucionar esse problema.
Outro ponto é a economia no custo do combustível, que é o momento que se otimiza a rota das frotas e monitorar a condição do tráfego. O gerenciamento do estoque do armazém buscando monitorar os inventários nas situações em que as peças estão fora do estoque.
Os dois últimos pontos são a identificação do usuário, que pode ser explicada como o modo de monitorar o comportamento dos clientes e o uso do produto. O último é a criação da eficiência das frotas, que pode ser explicada como o modo de reduzir a insistência na mesma ideia, para garantir essa eficiência é necessário sempre estar renovando as ideias.
A logística 4.0 traz muitas possibilidades e benefícios na cadeia produtiva, podendo ser citada a cadeia de abastecimento, que engloba a utilização dos ativos, otimização do espaço de armazenagem e até o planejamento da produção.
Portopédia
*Industria 4.0
Logística 4.0: diferença para a logística comum
A logística é essencial para as empresas, sendo ela do tamanho que for. o principal ponto da logística é o de fornecer recursos e as informações necessárias para a execução das atividades da empresa, sempre visando a eficiência, reduzindo custos e organizar os processos de armazenagem e transporte.
Para iniciar uma comparação, é necessário explicar algumas características da logística comum. Que elas sucedem da segunda e terceira revolução industrial, que são a flexibilidade, estratégia e competitividade.
A logística passou a ser mais relevante no Brasil a partir dos anos 90, com a abertura e estabilidade da economia, o que gerou mudanças no modelo de gerenciamento.
Com a evolução da internet, surgiu o que todos chamam de 4ª revolução industrial, começando a ser denominado como indústria 4.0 que tem como objetivo a automatização.
Na logística, essa evolução começou a ser chamada de logística 4.0, entretanto, a melhor palavra para definir é inovação, a logística em si já tem como objetivo a eficiência, e nessa nova fase encontramos maior agilidade no fluxo de informações, sendo assim criando uma rede inteligente, através da internet das coisas.
Como o objetivo da logística 4.0 é conectar a cadeia de valor, possibilitar a troca de informações e enviar dados para o ambiente fabril de forma autônoma, isso pode gerar impacto no mercado causando reformulação logística e industrial.
Com a implantação da digitalização o impacto acontece no aumento da eficiência ou aumento da produtividade na produção.
Com a logística 4.0, a empresa aumenta a capacidade de monitorar a cadeia como um todo. Com isso, a empresa pode melhorar as formas de alocar suas máquinas,bem como fica mais fácil identificar os problemas e gargalos que podem surgir.
Não podendo desconsiderar que traz uma maior eficiência no consumo dos insumo, além de reduzir os custos.
Portopédia
*Automação Industrial
Os pilares da indústria 4.0 são a engenharia, tecnologia da informação e a logística, foram essenciais tornar a indústria uma realidade.
Os 7 principais pontos da logística 4.0 são:
1 – Cultura de inovação;
2 – Otimização e Inovação;
3 – Informação na nuvem;
4 – Gestão de rede e conectividade;
5 – Roteirização inteligente;
6 – Gerenciamento do estoque autônomo;
7 – Modelo puxado de produção.
Portopédia
*Gerenciamento da cadeia logística
Logística 4.0: A internet das coisas
Atualmente o assunto que está mais em alta é a internet das coisas, mas o que é isso ? De uma forma simples é uma rede de mundial de objetos que estão conectados e trocam informações.
Outra forma de entender a internet das coisas é todos os objetos que estão no nosso cotidiano, conectados à internet agindo de modo inteligente e sensorial, podendo assim conectar o mundo real com o digital.
A internet das coisas vem sendo pensada desde 1991, e a ideia já era encontrar um modo de tornar as atividades e comportamentos do homem rastreável, através de microchip nos objetos.
Na logística 4.0 é essencial falar da internet das coisas, porque é justamente o tipo de conexão que é necessária e beneficia a cadeia de suprimentos. São informações muito importantes para tornar o processo cada vez mais autônomo.
Automatizando a cadeia de suprimentos as decisões podem ser tomadas em tempo real e permitir a execução ágil dos processos de negócios.
E se engana, quem pensa que só grandes empresas podem se beneficiar deste tipo de tecnologia. Da mesma forma, nas pequenas empresas pode funcionar tão bem quanto nas grandes empresas.
Dia a Dia
*Infraestrutura: maior desafio da indústria 4.0
Logística 4.0: cadeia de suprimentos
A cadeia de suprimentos é apontada como a área que pode ser mais beneficiada com a internet das coisas, mas como tudo tem o seu lado negativo, para começar deve ser destacado o investimento, que em muitos casos causa preocupação.
Com o custos elevados e as incertezas, muitas empresas ficam indecisas na hora de fazer um grande investimento em equipamentos e sistemas.
Vamos começar com os benéficos: aumenta a competitividade, já que a automação gera muito mais eficiência para a empresa; conseguintemente, é ferramenta para aumentar a produtividade, tanto como internet das coisas, logística do conhecimento ou na gestão digital.
Desse modo, melhora a logística interna da empresa na movimentação, elimina o erro humano gerando de benefício a redução do retrabalho e as falhas.
Agora os pontos negativos podem ser a reestruturação organizacional, que é necessária e só com isso a empresa poderá ter produtividade. Portanto, trata-se de uma relação custo-benefício.
Restruturação estrutural, mudança na cultura, implantação da melhoria continua, tecnologia e gestão, concorrência tecnológica e qualificação, são pontos que devem ser vistos com um olhar otimista, já que são passageiros, por exemplo, com relação a qualificação. Por isso, é imperativo e fator de competitividade manter seus funcionários qualificados.
Chegamos em um momento que é quase impossível uma empresa fugir da tecnologia. Tanto que, quanto mais tecnologia tiver a empresa é melhor vista pelos clientes, pelo fato de passar uma sensação de eficiência.
Um exemplo, vamos pensar em uma empresa que não use um sistema de cadastro para seus clientes. Ao atender um cliente, o funcionário não encontra a ficha dele e tem que preencher uma nova. Gastou-se tempo que poderia ser menor com um sistema simples.
Agora se pensarmos em uma grande empresa, hoje seria quase impossível sobreviver, com custos que tiram sua competitividade. Portanto, a logística 4.0 deve ser pensada apenas como benefício.
Este artigo foi focado na logística 4.0. Suas vantagens e os obstáculos para a sua implantação. Também foram abordados os benefícios e pontos negativos na logística 4.0.
Gostou do tema? Não deixe de conferir os cursos gratuitos da Escola Virtual Portogente.
Continue Navegando e Descubra: Gestão da Cadeia de Suprimentos Verde: o que é isso.
Fonte: Logística 4.0