A logística 4.0 é um dos pilares da indústria 4.0

A logística 4.0 é um tema que está cada vez mais em alta, considerando que ela é responsável por trazer tecnologia para a empresa, com o objetivo de tornar tudo conectado e integrado, buscando eficiência o que já é um dos objetivos da logística, logo, é importante conhecer o que é, os pontos principais, benefícios, internet das coisas e a cadeia de suprimentos.

Continue e entenda mais sobre a logística 4.0

Logística 4.0: o que é ?


A melhor forma para começar a explicar a logística 4.0 é fazendo um panorama sobre produção coordenada e distribuição através de fronteiras geográficas, tendo em vista os avanços necessários, considerando deixar de lado o tradicional entendimento País-a-País, com uma estrutura rígida, setores de vendas, produção, armazenagem e distribuição para cada pais.

Neste novo momento, é necessária uma integração dos recursos da empresa, e os prestadores de serviços.

A logística 4.0 também pode ajudar muito os profissionais da cadeia de suprimentos, nos seguintes pontos: reduzindo a perda de ativos que pode ser entendido, como uma forma de conhecer os problemas dos seus produtos, visando encontrar a melhor alternativa para solucionar esse problema.

Outro ponto é a economia no custo do combustível, que é o momento que se otimiza a rota das frotas, e monitorar a condição do tráfego. O gerenciamento do estoque do armazém buscando monitorar os inventários nas situações em que as peças estão fora do estoque.

Os dois últimos pontos são a identificação do usuário, que pode ser explicada como o modo de monitorar o comportamento dos clientes e o uso do produto. O último é a criação da eficiência das frotas, que pode ser explicada como o modo de reduzir a insistência na mesma ideia, para garantir essa eficiência é necessário sempre estar renovando as ideias.

A logística 4.0 traz muitas possibilidade, e benefícios na cadeia produtiva, podendo ser citada a cadeia de abastecimento, que engloba a utilização dos ativos, otimização do espaço de armazenagem e até o planejamento da produção.

Na logística 4.0 a cadeia de suprimentos e a mais beneficiada
Na logística 4.0 a cadeia de suprimentos e a mais beneficiada




Portopédia
*Industria 4.0


Logística 4.0: diferença para a logística comum


A logística é essencial para as empresas, sendo ela do tamanho que for, o principal ponto da logística é o de fornecer recursos e as informações necessárias para a execução das atividades da empresa, sempre visando a eficiência, reduzindo custos e organizar os processos de armazenagem e transporte.


Para iniciar uma comparação é necessário explicar algumas características da logística comum, essas características são advindas da segunda e terceira revolução industrial, que são a flexibilidade, estratégia e competitividade.

A logística passou a ser mais relevante no brasil a partir dos anos 90, com a abertura e estabilidade da economia, o que gerou mudanças no modelo de gerenciamento.
Com a evolução da internet, surgiu o que todos chamam de 4 revolução industrial, começando a ser denominado como indústria 4.0 que tem como objetivo a automatização.

Na logística essa evolução começou a ser chamada de logística 4.0, a melhor palavra para definir é inovação, a logística em si já tem como objetivo a eficiência, e nessa nova fase encontramos maior agilidade no fluxo de informações, sendo assim criando uma rede inteligente, através da internet das coisas.

Como o objetivo da logística 4.0 é conectar a cadeia de valor, possibilitar a troca de informações e enviar dados para o ambiente fabril de forma autônoma, isso pode gerar impacto no mercado causando reformulação logística e industrial.

Com a implantação da digitalização o impacto acontece no aumento da eficiência ou aumento da produtividade na produção.

Com a logística 4.0, a empresa aumenta a capacidade de monitorar a cadeia como um todo, com isso a empresa pode melhorar as formas de alocar suas máquinas, também fica mais fácil identificar os problemas e gargalos que podem surgir.

Não podendo deixar que traz uma maior eficiência no consumo dos insumo, além de reduzir os custos.

Um dos objetivos da logística 4.0 é conectar a cadeia de valor
Um dos objetivos da logística 4.0 é conectar a cadeia de valor

Portopédia
*Automação Industrial

Os pilares da indústria 4.0 são a engenharia, tecnologia da informação e a logística, foram essenciais tornar a indústria uma realidade.
Os 7 principais pontos da logística 4.0 são:
1 – Cultura de inovação;
2 – Otimização e Inovação;
3 – Informação na nuvem;
4 – Gestão de rede e conectividade;
5 – Roteirização inteligente;
6 – Gerenciamento do estoque autônomo;
7 – Modelo puxado de produção.

A internet das coisas é essencial na logística 4.0
A internet das coisas é essencial na logística 4.0

Portopédia
*Gerenciamento da cadeia logística


Logística 4.0: A internet das coisas


Atualmente o assunto que está mais em alta é a internet das coisas, mas o que é isso, de uma forma simples é uma rede de mundial de objetos que estão conectados e trocam informações.

Outra forma de entender a internet das coisas é todos os objetos que estão no nosso cotidiano, que estão conectados a internet agem de modo inteligente e sensorial, podendo assim conectar o mundo real com o digital.

A internet das coisas vem sendo pensada desde 1991, e a idea já era encontrar um modo de tornar as atividades e comportamentos do homem rastreável, através de microchip nos objetos.

Na logística 4.0 é essencial falar da internet das coisas, porque é justamente o tipo de conexão que é necessária, e a cadeia de suprimentos pode ser muito beneficiada pela internet das coisas, lembrando que essas informações são muitos importantes para que o processo se torne cada vez mais autônomo.

Automatizando a cadeia de suprimentos as decisões podem ser tomadas em tempo real e permite a execução dos processos de negócios.

E se engana, quem pensa que só grandes empresas podem se beneficiar deste tipo de tecnologia, para pequenas empresas pode funcionar tão bem quanto nas grandes empresas.

Com a automatização as decisões podem ser tomadas em tempo real
Com a automatização as decisões podem ser tomadas em tempo real

Dia a Dia
*Infraestrutura: maior desafio da indústria 4.0

Logística 4.0: cadeia de suprimentos


A cadeia de suprimentos é apontada como a área que pode ser mais beneficiada com a internet das coisas, logo, como tudo tem o seus lado negativo também, para começar o que deve ser destacado é o investimento, que em muitos casos causa preocupação.

Com o custo elevados e as incertezas muitas empresas ficam indecisas na hora de fazer um grande investimento em equipamentos e sistemas.

Vamos começar com os benéficos, aumenta a competitividade já que a automação gera muito mais eficiência para a empresa, conseguintemente ferramentas para aumentar a produtividade que pode ser a internet das coisas, logística do conhecimento e a gestão digital.

Melhora a logística interna da empresa na movimentação, elimina o erro humano gerando de benefício a redução do retrabalho e as falhas.

Agora os pontos negativos podem ser a reestruturação organizacional que é necessária e só com isso a empresa poderá obter os benefícios, logo, é um ponto negativo no começa o resultado é o benefício.

Restruturação estrutural, mudança na cultura, implantação da melhoria continua, tecnologia e gestão, concorrência tecnológica e qualificação, esses pontos devem ser visto com um olhar otimista, já que são passageiros por exemplo com relação a qualificação, já é uma coisa que as empresas devem se preocupar, sendo assim, é necessário manter seus funcionários qualificados.

Chegamos em um momento que é quase impossível uma empresa fugir da tecnologia, tanto que, quanto mais tecnologia a empresa é melhor vista pelos clientes ela é, porque a tecnologia já passa uma sensação de eficiência.

Um exemplo, vamos pensar em uma empresa que não use um sistema de cadastro para seus clientes, o cliente chega e o funcionario busca a ficha daquele cliente e por algum motivo não encontra e acaba tendo que preencher tudo de novo, o tempo que foi gasto poderia ser menor com um simples sistema.

Agora se pensarmos em uma grande empresa, seria quase impossível ser eficiente sem um sistema e com a integração tudo fica mais fácil, sendo assim a logística 4.0 deve ser pensada apenas como benefício.

Neste artigo foi demonstrado, o que é a logística 4.0, as diferenças para a logística comum que já conhecemos, a internet das coisas e como é essencial na logística 4.0 e por fim os benefícios e pontos negativos na logística 4.0.

Gostou do tema? Não deixe de conferir os cursos gratuitos da Escola Virtual Portogente.

Continue Navegando e Descubra: Gestão da Cadeia de Suprimentos Verde: o que é isso.
Fonte: Logística 4.0

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

O que você achou? Comente