Tradeoff, expressão traduzida como “perda-e-ganho”, significa ter de escolher entre alguma ação tendo que abrir mão de outra, fazendo com que haja um conflito de escolha.
Quando se escolhe entre um bem ou serviço distinto em relação a outro, acaba por criar uma relação de compromisso, implicando em enfrentar os lados positivos e negativos das suas oportunidades e escolhas. Por exemplo, um carro que é mais pesado tem mais estabilidade e segurança, mas em princípio perde velocidade e consome mais combustível. Assim, um aspecto positivo é perdido mas outros são adquiridos. Com isso, pode-se fazer uma alusão dos tradeoffs como medidas estratégicas, em que o retorno não imediato, mas sim mediato através de resultados bem mais qualificados ao longo do tempo.
Muito utilizado em Economia, esse termo descreve muitas vezes o custo de oportunidade, justamente pelo seu aspecto que caracteriza uma ação econômica que visa à resolução de problema mas acarreta outro. Um dos tradeoffs mais conhecidos é o caso da Curva de Phillips que é uma decisão do Estado que, caso haja um decréscimo na taxa de desemprego, por conseguinte, terá um aumento da taxa de inflação.
Em Logística, o tradeoff implica no investimento em uma organização em qualquer setor dessa (aspecto positivo) mas, para isso, necessita ter-se um aumento de custos (aspecto negativo). Sendo um tradeoff estratégico, sabe-se que o prejuízo inicial será compensado no médio a longo prazo, pois aumentará o crescimento da empresa e, possivelmente, o aumento da sua rentabilidade. Sendo assim, pensou-se que a melhoria da qualidade aumentaria os custos, provocando um tradeoff, mas o sistema logístico moderno comportou-se de outra forma.