Transporte / Logística

O licenciamento ambiental do Terminal Marítimo Mar Azul, que a Norsul pretende instalar na Baía da Babitonga [foto], em São Francisco do Sul (Santa Catarina), enfrenta uma batalha ambiental desde 2007. Na ocasião, a Associação Ecológica Carijós (Ameca) entrou com ação junto ao Ministério Público e paralisou o processo. Em fevereiro último, o movimento enviou documento ao presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Ibama) manifestando a contrariedade das entidades com a instalação do empreendimento que prevê um píer de 1,450 km, atravessando a baía de Babitonga, em Área de Preservação Permanente (APP) e berçário marinho.

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“Perdemos a era do ouro, a era do café e podemos perder a era da logística”. A crítica é do ex-presidente da Companhia Docas do Estado do Espírito Santo (Codesa), Henrique Zimmer, sobre o que vem sendo veiculado sobre o setor portuário no estado. “Existem forças internas (poucas) e externas (muitas) que não querem que o Espírito Santo continue seu desenvolvimento. É necessário que se faça uma cruzada contra os adversários”.

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A Petrobras, por meio de sua assessoria de imprensa, divulgou nota de esclarecimento, no final da tarde desta terça-feira (12), sobre o preço dos combustíveis praticados no País. A BR Distribuidora, líder do mercado brasileiro há 40 anos, reafirma que sua atuação na revenda de combustíveis é pautada permanentemente pelas melhores práticas comerciais, pela ética e pelo respeito ao consumidor, e se diz disponível a prestar os devidos esclarecimentos às autoridades competentes.

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A visita de Barack Obama ao Brasil causou muito furor e mobilização. Entretanto, alguns assuntos ficaram na penumbra, sem nenhuma declaração assertiva do presidente norte-americano. Um deles foi a possibilidade de o Brasil ocupar uma cadeira permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Apesar das declarações reticentes, o professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), Antônio Jorge Ramalho, acredita que a cadeira brasileira esteja garantida.

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Gisela Damm Forattini, da Diretoria de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), explica nesta entrevista ao Portogente as razões que levaram tantos portos públicos a operarem sem licenças ambientais regularizadas. Ela diz que muitos dos terminais localizados na costa brasileira apresentam imensos passivos ambientais.

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