Transporte / Logística

No século XIX, Napoleão Bonaparte, imperador da França, exercia seu domínio militar sobre toda a Europa. A única potência que ainda fazia frente ao seu poderio era a Inglaterra. Donos de uma poderosa frota naval, os ingleses o derrotaram na Batalha de Trafalgar, em 1805.

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A notícia de que o Governo Federal está investindo, por meio do PAC 2, R$ 46 bilhões em 4,6 mil quilômetros de ferrovias até 2014, foi repercutida pelo Portogente com dois especialistas na área, o engenheiro Paulo Ferraz e a ex-diretora do Departamento de Transporte Rodoviário do Rio de Janeiro e do Ministério dos Transportes, Ceci Juruá.

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Imagem: Divulgação PSDBA ligação seca entre Santos e Guarujá é uma antiga reivindicação dos moradores da Baixada Santista que agora poderá ser concretizada. Existem várias alternativas e indagamos ao leitor qual a sua preferência:

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Em entrevista ao Portogente, Rafael Pereira, técnico de planejamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fala sobre o desestímulo ao uso do carro, ciclovias, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Um dos responsáveis por estudo sobre A Nova Lei de Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, apresentado no último dia 6, ele diz não acreditar em impactos imediatos da regulamentação.

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Depois de 17 anos de tramitação no Congresso Nacional, a nova Lei de Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, sancionada no último dia 3, pela presidenta Dilma Rousseff, traz um enorme avanço institucional, mas ainda deixa algumas lacunas. A conclusão foi do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em estudo divulgado na sexta-feira (6), em Brasília. Entre as falhas da lei, estão a falta de uma fonte para financiamentos de benefícios de passagens no transporte público e de diretrizes para a mobilidade urbana em cidades históricas.

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