Quinta, 25 Abril 2024

Imagem: Petrobras
Há cerca de 3 anos, num seminário sobre as oportunidades que poderiam advir da descoberta das reservas de petróleo na camada do pré-sal na Bacia de Santos, coloquei o risco da Baixada Santista repetir o processo de Macaé, que abrigou imensas favelas em função dos investimentos na cadeia produtiva do petróleo e gás. E alertava sobre a necessidade de providências preventivas para evitar esse efeito perverso.

* Santos não será Macaé
* Invasão de migrantes na Baixada Santista

Estive em Macaé e sai de lá com a suspeita de que o processo não se repetiria aqui.

Aprofundei-me nas informações, que confirmaram as suspeitas. A indústria paulista só estará marginalmente na cadeia do pré-sal da Bacia de Santos.

Até porque a bacia não fica apenas em Santos, mas começa no Rio de Janeiro. E a logística de materiais será feita por lá. Aqui, haverá a logística das pessoas.

Os milhões ou bilhões de investimentos previstos para o pré-sal não ocorrerão na Baixada Santista, como inicialmente se esperava.


Áreas do pré-sal nas bacias de Santos e de
Campos; clique para ver em tamanho ampliado

Já postei aqui no Em Debate e em outras manifestações que "a Baixada Santista não repetirá Macaé, porque não haverá aqui os investimentos imaginados".

Enganei-me e registro aqui o equívoco. Os resultados do Censo de 2010 mostram uma outra realidade, mais desastrosa.

Diversamente o ocorrido com a cotas da Serra do Mar e áreas alagadiças de São Vicente e outras que são resultados das grandes obras viárias e industriais, com a sua ocupação pelo ex-empregados dessas obras, o crescimento e favelização de Macaé e agora do Guarujá ocorrem pela expectativa de emprego no local.

Está ocorrendo uma imigração na Baixada Santista por conta de uma expectativa que não vai se concretizar.

Há uma perigosa ilusão, gerando uma bolha imobiliária que vai estourar mais à frente quando ficar evidente que os bilhões de investimentos na Bacia de Santos vão ocorrer em outras localidades que não em Santos e região.

As favelas já surgiram antes das obras. Como isso poderá ser superado?

Participe da enquete no Facebook
O Censo 2010 mostrou o aumento de migrantes vivendo no Guarujá, ansiosos por empregos ligados à cadeia do pré-sal (que podem até não virar realidade). Guarujá será uma nova Macaé?

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome