Imagem: Divulgação PSDB
A ligação seca entre Santos e Guarujá é uma antiga reivindicação dos moradores da Baixada Santista que agora poderá ser concretizada. Existem várias alternativas e indagamos ao leitor qual a sua preferência:

- Túnel imerso de 900 metros, com seis vias de circulação rodoviária, faixa exclusiva para pedestres e ciclistas, mais um corredor para o VLT, ligando Outeirinhos – em Santos – a Vicente de Carvalho, no Guarujá. Tem valor estimado em R$ 1,3 bilhões, segundo a Dersa. É uma obra com tecnologia inédita no Brasil. Está voltado prioritariamente para a movimentação de pessoas dentro da Baixada.

- Ligação por tunel aceita pela Codesp, mas ligando a Alemoa e a Ilha Barnabé, priorizando o transporte de carga para e do porto e das transferências de uma margem a outra.

- Ligação por ponte, em locais similares ao projeto da Codesp, proposta pela concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes.

- Ligação por ponte estaiada na Ponta da Praia, proposta pelo Governo Serra, com quatro faixas de rolamento para veículos leves e pesados, além de faixa para pedestres e ciclistas. Requer uma altura mínima de 85 metros, exigindo grandes extensões nas cabeceiras. Estava estimada em R$ 910 milhões, mas há controvérsias sobre eventuais custos adicionais com desapropriações.

- Outra solução.

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