Transporte / Logística

O mercado de cessão de crédito, que contribui para reduzir os índices de inadimplência, movimentou, em 2010, cerca de R$ 400 milhões no Brasil. Dentre os principais motivos para algumas empresas venderem suas carteiras de crédito estão: a necessidade de injeção de caixa; o foco no negócio, considerando que as atividades de cobrança nãointegram o core business da maioria das firmas com dívidas a receber; custo do capital; e a comprovada dificuldade de se receber dívidas vencidas há mais tempo.

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Imagem: PetrobrasHá cerca de 3 anos, num seminário sobre as oportunidades que poderiam advir da descoberta das reservas de petróleo na camada do pré-sal na Bacia de Santos, coloquei o risco da Baixada Santista repetir o processo de Macaé, que abrigou imensas favelas em função dos investimentos na cadeia produtiva do petróleo e gás. E alertava sobre a necessidade de providências preventivas para evitar esse efeito perverso.

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O Sindicato dos Ferroviários informa que ocorreu mais uma acidente envolvendo os trens da América Latina Logística (ALL) nesta segunda-feira (19), por volta das 14h15, próximos a Agudos, cidade do centro-oeste do Estado de São Paulo e que fica a 330 quilômetros da capital. Descarrilaram 14 vagões de celulose e nove tombaram. "Praticamente pelo menos um trem da Malha Oeste da ALL tem descarrilado ou tombado, o que comprova nossas denúncias de precarização do material, da via permanente e das condições de trabalho. Em cinco dias sete acidentes só na nessa região", denuncia a nota do sindicato.

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A votação do novo Código Florestal na Câmara Federal ficou para o ano que vem. Enquanto isso o setor portuário brasileiro encontrou uma maneira mais rápida de se regular ambientalmente. No final de outubro último, o Ministério do Meio Ambiente em conjunto com a Presidência da República e a Secretaria de Portos (SEP) publicaram a Portaria Interministerial nº 425/11, que instituiu o Programa Federal de Apoio à Regularização e Gestão Ambiental Portuária. * Sem consenso, discussão do novo Código Florestal fica para 2012

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Quem diria que o nosso feijão e mandioca de cada dia, além de encher nossa barriga, puxariam o PIB para cima. Com um peso de 38% no Valor Bruto da Produção (VBP), o IBGE, em 2006, apontou a agricultura familiar como responsável por mais da metade dos alimentos que habitam a mesa dos brasileiros.

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