Transporte / Logística

O Porto do Itaqui, no Maranhão, trabalha com um plano de negócios visando 2031 e tem uma meta ousada: alterar o eixo do agronegócio brasileiro e estar entre os dez maiores portos do mundo em volume movimentado. Para isso, as obras de acesso rodoviário e ferroviário a Itaqui terão que acompanhar os avanços planejados pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) para a área primária do Porto. Trata-se de um grande desafio, já que as obras de infraestrutura consideradas prioritárias pelo governo brasileiro têm enfrentado muitos atrasos no cronograma.

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Após três dias de protestos contra a Portaria 303 da Advocacia-Geral da União (AGU), que trata da demarcação de terras indígenas, índios das comunidades Guajajaras e Awá-Guajá desocuparam nesta terça (05) a Estrada de Ferro Carajás da Vale. O trecho escolhido pelos índios para a manifestação fica entre os povoados maranhenses de Mineirinho e Auzilândia, no município de Alto Alegre do Pindaré.

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O Porto de Tubarão, de propriedade da Vale, no Espírito Santos, recebeu na última terça (30) o maior navio mineraleiro do mundo. A embarcação, encomendada ao estaleiro chinês STX Dalian Shipbuilding CO, possui 361 metros de comprimento, 65 metros de largura e capacidade para transportar 400 mil toneladas.

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A Escola Virtual Portogente (EVP) disponibiliza novo conteúdo nesta semana. Os destaques são o curso Gestão de Portos e a série de módulos sobre operações portuárias. Todos os cursos disponibilizados ao público são gratuitos e podem ser acessados a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana. A EVP também trabalha em parceria com empresas e entidades representativas para ofertar treinamento online fechado para profissionais. Clique aqui e mande uma mensagem para saber mais.

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A publicação de Portogente mostrando que a diretoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) não está muito preocupada com a reestruturação dos cargos e realinhamento salarial de seus funcionários desencadeou em uma série de manifestações de todo o Brasil. Concursados e contratados de companhias docas utilizaram o site para reclamar do descaso das Autoridades Portuárias e da Secretaria de Portos (SEP). Empresários também lamentam o atual panorama do sistema portuário, apontando a insegurança jurídica e a vagarosidade nos investimentos como principais entraves para o desenvolvimento do setor.

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