"O porto é um sistema complexo, um centro de intermodalidade por excelência", destaca Aureo Emanuel Pasqualeto, professor e colunista do Portogente. Diante disso, somente a implantação de uma cultura de qualidade fundamenta posturas para evitar acidentes, construindo uma base de atuação responsável e segura.
Foto: Divulgação APM Terminals
Atividade portuária tem riscos diversos e exige gestão de qualidade
A APM Terminals vem buscando implantar no Porto de Itajaí, Santa Catarina, a cultura de segurança ocupacional em relação às atividades executadas na companhia. Desse modo, deve completar no próximo dia 20 de outubro 365 dias sem acidente de trabalho. O recorde anterior do terminal era de 327 dias sem acidentes.
Um dos pilares da estratégia global de operações do APM Terminals Itajaí é o acidente zero. Em curto prazo, o objetivo é chegar a 654 dias sem acidentes de trabalho, o que corresponde a duas vezes o recorde anterior. Com o resultado alcançado, a próxima meta da administração do terminal é manter o nível de treinamentos por hora trabalhada e comunicar ainda melhor as boas práticas ocupacionais. “Tudo isso faz parte de uma busca constante pela excelência da gestão da segurança”, Adriano Piorno, Head of HSSE do APM Terminals.