Transporte / Logística

Treze novas empilhadeiras de pequeno porte (EPP) entram em operação essa semana no Ecoporto Santos, substituindo os equipamentos antes alugados. A mudança para ativos próprios assegurará maior produtividade e ganhos operacionais, além de vantagens competitivas como agilidade e eficiência nas operações. O investimento atinge a ordem de R$ 850 mil. O fato de serem novos permitirá maior disponibilidade para uso, pois apresentarão menos ocorrências de quebras e, portanto, menor tempo de manutenção, necessitando apenas de revisões preventivas, conforme explicou Silvio Camargo, gerente de Manutenção de Equipamentos do terminal.

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Lançada pelo Congresso Nacional no dia 20 de maio, a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Roubo de Cargas é a mais nova esperança do setor de transportes para minimizar um dos principais problemas vivenciados pelos profissionais da área. O grupo, composto por 183 deputados e três senadores, é presidido pelo deputado George Hilton (PRB-MG) e tem como objetivo agilizar a tramitação e aprovação de projetos considerados prioritários para enfrentamento à atividade ilícita, além de promover discussões que resultem em medidas que agravem as penas dos envolvidos com esse tipo de crime.

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A primeira atracação de um navio graneleiro no Terminal 1 do Porto Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense, ocorreu no dia 22 último. O navio KEY LIGHT, um Panamax de 83.027 toneladas e 229 metros de comprimento, foi conduzido com êxito por quatro práticos da zona de Praticagem 15, que inclui a área do Porto Açú. O sucesso da manobra é fruto de parceria entre a Praticagem do Estado do Rio de Janeiro e a Ferroport, que há anos promovem reuniões técnicas, trocam informações além de desenvolverem programas de treinamento específico para familiarização com o novo terminal. A manobra foi realizada de forma experimental, considerando que ainda não foi publicada a carta náutica atualizada da região, com as profundidades obtidas após as obras de dragagem, balizamento e alteração da costa em função das obras de construção do terminal. Com área de 90 km², 17 km de píeres e dois terminais que poderão receber até 47 embarcações, o Porto do Açu teve construção iniciada em outubro de 2007 e a previsão é que passe a funcionar plenamente até o final de 2014. O navio KEY LIGHT deverá passar, nesta sexta-feira, 25/10, por manobra de desatracação e navegação de saída, com o navio carregado de minério de ferro, inaugurando as operações do novo terminal.

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Duas importantes entidades do setor ferroviário norte-americano, a REMSA (Railway Engineering-Maintenance Suppliers Association), representante de empresas e profissionais de manutenção de vias, e o RSI (Railway Supply Institute Inc), que reúne a cadeia de fornecedores da indústria ferroviária, estarão juntas de outras sete companhias especializadas em soluções, tecnologia e equipamentos no pavilhão Estados Unidos durante a NT Expo - 17ª Negócios nos Trilhos, que acontece de 11 a 13 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Este ano, a REMSA e o RSI foram os responsáveis por trazer ao parque de exposições as novidades e oportunidades americanas.

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Um panorama do Plano Estratégico de Logística e Cargas (Pelc 2040) do governo do Rio de Janeiro, com recursos do Banco Mundial, foi apresentado, nesta terça-feira (21/10), durante reunião do Conselho Empresarial de Logística e Transporte da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). O projeto mapeou a infraestrutura logística do estado do Rio, com objetivo de apresentar projetos e soluções para os principais gargalos nos próximos 30 anos. O plano deve ficar pronto em abril do ano que vem, com todas as prioridades de investimentos definidas.

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