A primeira atracação de um navio graneleiro no Terminal 1 do Porto Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense, ocorreu no dia 22 último. O navio KEY LIGHT, um Panamax de 83.027 toneladas e 229 metros de comprimento, foi conduzido com êxito por quatro práticos da zona de Praticagem 15, que inclui a área do Porto Açú. O sucesso da manobra é fruto de parceria entre a Praticagem do Estado do Rio de Janeiro e a Ferroport, que há anos promovem reuniões técnicas, trocam informações além de desenvolverem programas de treinamento específico para familiarização com o novo terminal.
A manobra foi realizada de forma experimental, considerando que ainda não foi publicada a carta náutica atualizada da região, com as profundidades obtidas após as obras de dragagem, balizamento e alteração da costa em função das obras de construção do terminal. Com área de 90 km², 17 km de píeres e dois terminais que poderão receber até 47 embarcações, o Porto do Açu teve construção iniciada em outubro de 2007 e a previsão é que passe a funcionar plenamente até o final de 2014.
O navio KEY LIGHT deverá passar, nesta sexta-feira, 25/10, por manobra de desatracação e navegação de saída, com o navio carregado de minério de ferro, inaugurando as operações do novo terminal.