A Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) estabeleceu as regras que devem ser seguidas pelas Empresas Brasileiras de Navegação para informar a evolução de obras em embarcações cadastradas no órgão. A medida é necessária para que obtenham outorga ou possam utilizar a tonelagem de porte bruto (TPB), peso máximo que pode ser transportado em carga, combustível e equipamento.
Os portos da região Norte do Brasil sofrem com a precária estrutura, relegada ao esquecimento por muitos e muitos anos. Os acessos a esses portos também deixam muito a desejar. A BR-163, que liga Cuiabá a Santarém, tem tantos trechos sem pavimentação que nem deveria ser classificada como rodovia.
Os países asiáticos são os que sofrem com os maiores dramas urbanos em consequência da super população em seus territórios. Embora grandes filas e aglomerados sejam registrados no acesso ao transporte público ou nas vias urbanas da maior parte dos países do mundo, na Ásia as imagens são ainda mais marcantes.
Parece longe de um acordo o embate entre estivadores do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, e o terminal Embraport, recentemente instalado pela Odebrecht em parceria com as companhias DP World e Coimex. Os trabalhadores avulsos realizam uma série de manifestações na Baixada Santista exigindo a escalação de profissionais por meio do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo). Os dirigentes da Embraport, no entanto, alegam estar amparados pela nova lei dos Portos - 12.815/93 - para contratar pelo regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que consideram ser o melhor para a empresa e para os profissionais do setor.