A fotografia abaixo foi tirada no trecho ferroviário Campinas-Jundiaí, da antiga Companhia Paulista da Estrada de Ferro, e eleita a imagem do dia pelo Portogente. A foto retrata uma composição transportando minério e foi publicada no Facebook pelo usuário "Ricardo Rick Rick", um apaixonado por ferrovias e trens.
Mais transparência na aplicação de recursos e tarifas mais baixas. Essas são as principais reivindicações de autoridades procuradas pelo Portogente em relação à cobrança de pedágio nas rodovias do País.
O Porto de Santos tem condições de chegar a 2024 movimentando 230 milhões de toneladas e 9 milhões de TEUs. Essa foi a previsão feita pelo diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Renato Ferreira Barco, e publicada nesta terceira e última parte da entrevista concedida ao Portogente. É importante lembrar que o porto santista fechou 2011 com 96.025.258 toneladas e 2.985.922 TEUs movimentados.
Na segunda parte da entrevista exclusiva que concedeu ao Portogente, o diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Renato Ferreira Barco, afirmou não ter participado da decisão de rejeitar recurso da VPK Participações e Serviços Portuários referente à concorrência para arrendamento do terminal de líquidos da Ilha Barnabé, explicou o que falta para que a dragagem de aprofundamento do Porto de Santos seja homologada e disse esperar que a eterna novela da dívida da Libra Terminais com a estatal termine em sua gestão.
Até o final de 2012, o porto de águas profundas que será instalado no Espírito Santo terá o local de instalação definido e a viabilidade técnica, econômica e ambiental determinada. É o que apontou na terceira e última parte da entrevista ao Portogente o diretor de Infraestrutura da Companhia Docas do Estado do Espírito Santo (Codesa), Hugo Amboss.