A fila de caminhões no Porto de Santos, no litoral paulista, parece não ter mais fim. A safra de grãos mudou, novamente, o cenário ao longo da Avenida Perimetral, que dá acesso ao Porto, complicando o trânsito. Guarujá também enfrenta velhos e previsíveis problemas. Mas solução que é bom, parece distante de ocorrer, já que as esferas do Poder Público não trabalham em conjunto para reverter a situação.
Auditorias realizadas pela Presidência da República nas Autoridades Portuárias que administram os portos brasileiros apontam diversas irregularidades e exemplos recorrentes de má gestão, mostra reportagem desta quarta-feira (27) do jornal Folha de S. Paulo. As companhias docas do Estado de São Paulo (Codesp), do Estado da Bahia (Codeba) e o Complexo Industrial e Portuário de Suape foram citados nos relatórios.
O Sistema Anchieta-Imigrante (SAI), que faz a ligação de São Paulo com a Baixada Santista, e cuja concessão está nas mãos da Ecorodovias, entrou em colapso nesta última sexta-feira (22/02) devido a deslizamentos de terras depois de fortes chuvas.
Empresários de Santa Catarina estão disputando, num verdadeiro cabo de guerra, o traçado da chamada Ferrovia do Frango, uma das mercadorias mais exportadas pelo estado. Os representantes do Vale do Itajaí pleiteam que a linha férrea passe pelo local para que a carga seja embarcada pelos portos de Itajaí e Navegantes. Já os empresários do norte catarinense batalham para que a ferrovia passe por aquela região e seja enviada ao exterior pelos portos de São Francisco do Sul e Itapoá.