A mais recente edição da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro revelou que 84% dos passageiros aprovam os aeroportos do País. O trabalho foi elaborado a partir de dados coletados com 13 mil passageiros nos 15 aeroportos que movimentam 80% das pessoas que viajam de avião no Brasil.
Os entrevistados puderam dar notas de 1 (ruim) a 5 (muito bom) para 48 indicadores. Desde que a pesquisa começou a ser realizada, no início de 2013, a nota de satisfação do terceiro trimestre de 2015 foi a mais alta já registrada: 4,15.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Somente 3% dos entrevistados avaliaram as instalações como ruim ou muito ruim.
Na comparação com igual período de 2014, o aeroporto de Guarulhos, foi o que mais evoluiu: a nota do terminal subiu de 3,46 para 4,41 pontos. O aeroporto mais bem avaliado do País, entretanto, é o de Curitiba, com nota 4,51 no terceiro trimestre deste ano. O salto da nota de Guarulhos na satisfação geral é fruto da melhoria em 45 dos 48 indicadores da pesquisa.
Serviços
Os itens de tecnologia ainda são oferecidos em qualidade abaixo das expectativas dos passageiros. A disponibilidade de tomadas, por exemplo, só é muito boa em Campinas – os demais 14 aeroportos obtiveram nota abaixo de 4. Já a qualidade da internet sem fio (wi-fi) disponível nos terminais é avaliada como ruim ou muito ruim nos 15 aeroportos pesquisados.
Entre os itens essenciais, a disponibilidade de sanitários, por exemplo, é considerada muito boa em 11 aeroportos. Há dois anos, apenas seis terminais tinham avaliação acima da nota 4 neste indicador. A limpeza dos banheiros apresentou nota média acima de 4 em nove aeroportos. Os passageiros também classificaram a limpeza geral do terminal como muito boa em 14 aeroportos.
Curitiba liderou as notas dos indicadores conforto térmico e acústico do terminal, com 4,55 e 4,57, respectivamente. Viracopos e Natal lideraram nos demais. Viracopos em disponibilidade de sanitários (4,70) e limpeza geral do aeroporto (4,74) e São Gonçalo do Amarante em conforto na sala de embarque (4,60).
A pesquisa
Esta é a 11ª rodada trimestral da pesquisa feita pela Praxian – Business & Marketing. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 5%. Nos 33 meses em que é realizada, a média da satisfação geral dos passageiros com os 15 aeroportos evoluiu de 3,81 para 4,15, uma diferença de 0,34 décimos.
Para saber mais sobre a pesquisa, acesse aqui.