Quarta, 27 Novembro 2024

A Logz Logística Brasil planeja investir em 2016 R$ 1,8 bilhão, em conjunto com seus parceiros, no desenvolvimento de novos empreendimentos logísticos e na ampliação das operações já existentes. O plano estratégico da empresa prevê o fortalecimento de suas atividades em Santa Catarina e a expansão do portifólio para outras regiões, sobretudo Sudeste e Norte, sejam terminais portuários ou operações logísticas de interior, algumas com ênfase na navegação fluvial. 

De acordo com o diretor de Investimentos e Operações da Logz, Roberto Lopes, embora haja ainda um clima de expectativas com relação ao ambiente político no país - o que impõe mais critério e rigor na escolha e aprovação dos empreendimentos -, não houve qualquer paralisação ou retrocesso em relação aos projetos.

"De forma geral, até o momento não vemos uma crise que gere um entrave ao desenvolvimento de nossos planos", afirma.

Os principais projetos que constam do planejamento estratégico da Logz para 2016 são o desenvolvimento de um sistema integrado de logística para escoamento de grãos no Arco Norte (Região Norte); o desenvolvimento do Terlip, terminal dedicado a movimentação de grãos em Paranaguá, no Paraná; e a implementação do Terminal de Grãos de Santa Catarina (TGSC), a extensão do prazo de arrendamento do Terminal de Contêineres de Santa Catarina (Tesc), ambos em São Francisco do Sul, bem como a expansão do Terminal de Contêineres do Porto Itapoá, também no norte catarinense.

Roberto Lopes entende, contudo, que, no setor de logística portuária, alguns pontos seguem merecendo atenção especial por parte do Poder Público, no sentido de agilizar processos e destravar novos investimentos.

"Creio que, embora já tenham havido avanços, ainda precisamos de mais celeridade nos processos de licitação dos arrendamentos, nas autorizações para os TUPs (Terminais de Uso Privado), nos licenciamentos ambientais, na definição das novas poligonais nos portos organizados e nas obras de dragagem", ressalta o diretor da Logz. Ele destaca que a questão relativa às poligonais é de extrema importância para o setor e para a Logz, lembrando que portos importantes, como Paranaguá, demandam uma definição técnica e urgente, que permita o desenvolvimento de investimentos naquela região.

No que toca a renovação dos contratos de arrendamento, Roberto Lopes avalia que a aprovação da renovação do Tesc, em São Francisco do Sul é de extrema relevância, sobretudo tendo em vista os planos de modernização da Logz para aquele terminal. Mas, nesta questão, considera que também já houve avanços. Em sua opinião, o entrave regulatório maior hoje diz respeito aos processos de licitação de novas áreas.

"Neste ponto, de fato, ainda temos um problema. Em função do tempo demasiado para destravamento desta questão no Tribunal de Contas da União (TCU), os projetos terão que ser revisados, o que demanda tempo, aumentando a expectativa do setor.  O início efetivo da nova rodada de licitações de arrendamentos de áreas nos Portos Públicos é esperada com muito interesse", afirma o diretor da Logz.

Sobre os planos de investimento da empresa para 2016, a despeito das perspectivas ruins desenhadas pelos analistas, Roberto Lopes explica que o setor de infraestrutura portuária sofre menos impacto de eventuais crises econômicas e de confiança devido sobretudo ao descompasso - que vem de muitas décadas - entre demanda e capacidade instalada.

"Este descompasso impôs ao setor momentos de saturação. Mas a necessidade de investimentos para ampliar a capacidade de oferta, sobretudo tendo em vista o contínuo crescimento da produção agrícola, justifica planejamentos voltados para a expansão dos investimentos. Eu diria que mesmo o setor de contêineres, que momentaneamente teve redução do crescimento, devido à retração do consumo, voltará a crescer no médio prazo", prevê Roberto Lopes.

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