Desde maio de 2013, o bancário Rodrigo Souza pega a linha 287 - Santo André/Diadema para ir de casa ao trabalho. Da parada Gilda, em Santo André, à parada Castelo Branco, em Diadema, o ônibus usado por ele leva aproximadamente 45 minutos para percorrer exatos 15 km pelo Corredor ABD. Mas antes, quando ia para o trabalho guiando seu carro, ele conta que gastava, em média, uma hora e meia para fazer o mesmo trajeto.
Dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) afirmam que 82% dos roubos em rodovias do país foram registrados no Sudeste, se concentrando principalmente nos estados de São Paulo (7.958 casos – 52,4%) e Rio de Janeiro (3.300 ocorrências – 23,3%). O Paraná corresponde a pouco mais de 2%. Mesmo assim, os representantes de empresas ligadas ao transporte estimam que o prejuízo total com o roubo de cargas chegue a R$ 23 milhões neste ano.
A Embraer Aviação Comercial prevê que as companhias aéreas na América Latina receberão cerca de 700 novos jatos no segmento de 70 a 130 assentos nos próximos 20 anos, o que representa 11% da demanda mundial no período para o segmento. Estima-se que 63% dessas unidades sejam para apoiar o crescimento e 37% substituirão aeronaves mais antigas. A frota de jatos de 70 a 130 assentos aumentará das atuais 280 unidades para 750 até 2033.
Um modelo matemático complexo desenvolvido em pesquisa da Escola Politécnica (Poli) da USP permite reorganizar rotas de linhas de ônibus, encurtando o tempo das viagens e diminuindo o número de baldeações. O engenheiro Renato Oliveira Arbex desenvolveu um modelo matemático que apresenta excelente relação custo-benefício. Aplicado em uma rede de transporte que interliga 15 cidades da Suíça, o sistema possibilitou definir uma rota na qual 99,29% dos usuários poderiam se locomover com apenas uma viagem.
Com o objetivo estratégico de aumentar a oferta de combustíveis principalmente no Nordeste, a Refinaria Abreu e Lima (RNEST) está prestes a operar. Localizada no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco, suas obras atingiram no mês de setembro o avanço físico de 90,2%. O empreendimento é composto de dois trens de refino, tendo o primeiro atingido 95%. A refinaria, que elevará a capacidade nacional de refino em 230 mil barris de petróleo por dia (bpd), está em pre-operação. Assim, vários de seus sistemas e unidades já entraram em operação, obedecendo ao sequenciamento planejado de partida da planta.