A Brasil Terminal Portuário (BTP) inaugurou, na última semana, a sala destinada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Renováveis (Ibama) para controle de cargas sob gestão do órgão. A BTP é o primeiro terminal do Brasil a incorporar uma instalação dedicada exclusivamente às atividades do órgão pertencente ao Ministério do Meio Ambiente.
Com a disponibilização do espaço reservado para o órgão, os agentes do escritório regional de Santos do Ibama irão atuar de forma presencial no recinto alfandegado da BTP, exercendo suas atividades de controle de produtos e subprodutos florestais na exportação e de cargas de agrotóxicos na importação.
O ambiente conta com duas estações de trabalho situadas no local também destinado ao Ministério da Agricultura, Anvisa e Receita Federal, o que facilitará também o intercâmbio de informações entre os órgãos, que regularmente realizam ações conjuntas.
O superintendente do Ibama do estado de São Paulo, Murilo Reple Penteado Rocha, afirma que a presença no local proporcionará um controle mais fácil e ágil por parte do órgão. “Este é um importante passo para a relação do Ibama com o Porto de Santos. Com a instalação desta sala, poderemos realizar, com mais agilidade e qualidade, a avaliação das cargas de anuência do órgão, garantindo o alto nível dos serviços prestados por nós”, ressalta o executivo.
A Brasil Terminal Portuário (BTP) é um terminal privado de uso público, constituído por uma joint-venture entre a APM Terminals e Terminal Investment Limited (TIL). Com um investimento da ordem de USD 800 milhões, o terminal ambientalmente sustentável está estrategicamente localizado na margem direita do Porto Organizado de Santos, em uma área total de 490 mil metros quadrados. Contando com uma capacidade de movimentação anual de 2,5 milhões de TEUs e projetada para movimentar 2 milhões de toneladas de granéis líquidos, a BTP recebeu sua primeira embarcação comercial em agosto de 2013, sendo oficialmente inaugurada em novembro do mesmo ano. Atualmente, o terminal está equipado com oito portêineres (STS), 26 transtêineres (RTG), 40 carretas de tráfego interno, 16 gates e 1.108 metros de cais acostável, comportando até três navios Super Post Panamax.