Sábado, 28 Setembro 2024

Transporte / Logística

No lançamento da segunda etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL), no dia 9 de junho último, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, foram anunciados investimentos no Estado do Paraná, que receberá recursos para dois modais: o rodoviário e o portuário. Está planejado, já em 2015, recursos no valor de R$ 4,5 bilhões para a concessão do trecho de 460 quilômetros, que inclui as BRs-476/153/282/480, ligando Lapa a União da Vitória, seguindo até Chapecó e à divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

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A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) vem empreendendo esforços para superar o pessimismo dos empresários do setor do Estado. Os indicadores revelam a estagnação da produção industrial em baixos níveis, segundo o documento Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), lançado em maio último pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a federação. O documento revela que houve queda das expectativas de exportação entre abril e maio quando o indicador variou de 52,4 para 44,6, ficando abaixo da linha divisória de 50 pontos e indicando expectativa pessimista do setor.

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O terminal de contêineres da Santos Brasil, em Vila do Conde (PA), registrou recorde na operação do navio Ceará, da Marinha brasileira, cujo destino final era o Haiti. Concluída em 18 horas, a operação de transbordo tinha previsão inicial de duração de 72 horas.

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A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, registrou um novo recorde de descarga de fertilizantes no Terminal Integrador Araguari, no Triângulo Mineiro. No mês de maio, a companhia alcançou o marco de 1207 vagões descarregados, totalizando 79.180 toneladas do produto. O resultado ultrapassou o último recorde conquistado em outubro de 2014, quando foram descarregadas 66.793 toneladas de fertilizantes na unidade.

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No bojo da apresentação do programa de concessões do governo federal, a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA) - que representa as empresas portuárias dedicadas à operação e ao armazenamento de contêineres, cargas soltas e granéis - propõe a urgente análise e aprovação dos pedidos de prorrogação antecipada dos contratos de arrendamento, que irão destravar R$ 10,8 bilhões em investimentos destinados à ampliação e à modernização da infraestrutura portuária existente.

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