A empresa Pandenor Importação e Exportação, localizada no Porto de Suape, em Pernambuco, está construindo oito novos tanques de armazenagem de granéis líquidos, para aumentar sua capacidade em 60 mil m3 (metros cúbicos). Após a expansão, o terminal da Pandenor terá capacidade para armazenar 122 mil m3 de combustíveis líquidos. As obras já foram iniciadas e devem ser concluídas em julho de 2018. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União, em janeiro, no mesmo ato que prorrogou, antecipadamente, o contrato de arrendamento da Pandenor com Suape por mais 25 anos, expirando-se em janeiro de 2044. O contrato atual venceria em 2019.
“Vamos investir R$ 70 milhões nessa ampliação, o que vai nos permitir modernizar e otimizar o terminal para atender à crescente demanda do mercado interno”, explicou Paulo Perez Filho, superintendente da Pandenor. Durante a fase de obras, serão gerados cerca de 200 empregos e outros 40 devem ser contratados para operar os novos tanques. Inaugurado em 2000, o terminal é alfandegado, o que possibilita a importação e exportação de granéis líquidos, que são as cargas mais movimentadas em Suape. Em 2016, 17,28 milhões toneladas de granéis líquidos passaram pelo porto, registrando um aumento de 21,8% em comparação com 2015. Suape é líder nacional na movimentação dessa carga entre os portos públicos.
“Os terminais de granéis líquidos e gases do Porto e a RNEST são responsáveis por 76% de toda movimentação de Suape. Essa ampliação da Pandenor vai nos ajudar a aumentar ainda mais as operações dessas cargas, consolidando Suape como um hub port de granéis líquidos do Brasil”, comentou Paulo Coimbra, diretor de Gestão Portuária de Suape. Atualmente, a Pandenor armazena gasolina, diesel, etanol, biodiesel e querosene de aviação. Em 2016, o terminal foi responsável pela movimentação de 416,9 mil toneladas desses combustíveis no porto pernambucano.
O terminal da Pandenor está conectado ao Píer de Granéis Líquidos 1 (PGL 1) do Porto de Suape através de duas linhas de aço carbono, com condição de carga e descarga numa vazão de 750 m3/h, considerada uma das maiores velocidades de carregamento. O píer possui 330 metros de extensão e dois berços para navios de 200 metros de comprimento. Em ambos os berços podem atracar navios de 45 mil toneladas por porte bruto (TPB). O terminal possui capacidade para carregar simultaneamente até 12 caminhões tanques com vazão constante de 1.600 m³/h e descarregar até três caminhões a uma vazão de 210 m³/h.