Sábado, 27 Abril 2024

Mais segurança para os navios, aos seus tripulantes e aos moradores e frequentadores das praias de Santos, no litoral paulista, são alguns dos benefícios do convênio com fins acadêmicos e científicos firmado, no dia 12 de fevereiro, entre a Praticagem de São Paulo e a Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Leia também
Praticagem fala das contradições do Centronave

Nesta nova fase do projeto, a instituição de ensino está implantando a plataforma Aquasafe, um software de gestão de informação em tempo real para receber, processar e integrar automaticamente, em um único local, diversas fontes de informações disponíveis e que estão dispersas. Entre essas estão os dados de sensores meteorológicos e oceanográficos de diferentes instituições, como as da Praticagem de Santos. 

Com a parceria, a reunião e análise desses dados poderão aperfeiçoar o trabalho dos práticos, visando evitar acidentes com os navios e eventuais danos às pessoas, ao meio ambiente e à economia da região.

“A praticagem vê com muita alegria este momento, que converge para um ponto comum com a universidade, a responsabilidade social”, afirmou o presidente da empresa, Claudio Paulino, informando que só conhece parceria semelhante entre a universidade e a praticagem de Nova York.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NHP-Unisanta), professora Alexandra Sampaio, o objetivo da parceria é utilizar dados meteorológicos e oceanográficos para o aprimoramento e desenvolvimento de ferramentas operacionais de monitoramento e previsão da hidrodinâmica local. Segundo ela, a Praticagem irá disponibilizar ao NPH, em tempo quase real, os dados meteoceanográficos coletados pelas estações autônomas localizadas em Santos.

A instituição de ensino, por meio do NPH, está desenvolvendo, ainda, o projeto financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), utilizando o software Aquasafe, desenvolvido pela empresa portuguesa Hidromod.

Guardiã do meio ambiente
A Reitora da universidade, Sílvia Teixeira Penteado, enalteceu o trabalho dos práticos, “de grande importância para o Porto de Santos e o ecossistema”. E cumprimentou a Capitania dos Portos do Estado de São Paulo por proporcionar a abertura desse trabalho conjunto.

Paulino destacou que a praticagem “é um fiel da balança do movimento portuário, ao exercer uma posição técnica que protege vidas e o patrimônio. Ela é a guardiã do meio ambiente”.

O Capitão de Mar e Guerra Carlos Roberto de Almeida Bastos, representando o Capitão dos Portos, Ricardo Fernandes Gomes, salientou que a Marinha é um berço de pesquisas no Brasil e que essa aproximação com a universidade vai beneficiar a praticagem, que também é “um centro de excelência” em sua área, observando, ainda que a empresa está muito bem equipada tecnologicamente.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome