Sexta, 19 Dezembro 2025

 

Dragagem de manutenção antecipa impactos das chuvas de verão no Porto de Santos

Dragagem no Porto de Santos

Serviço sazonal de dragagem garante profundidade de 15 metros e mantém a segurança da navegação no maior porto da América Latina.

A Autoridade Portuária de Santos (APS) realiza, a partir de domingo, dia 21 de dezembro, um serviço programado de dragagem de manutenção do canal de navegação e berços de atracação do Porto de Santos. É uma campanha sazonal, realizada nos períodos de maior intensidade de deposição de sedimentos: verão (devido às chuvas) e inverno (devido às ressacas).

O serviço está previsto para seguir até 28 de fevereiro do próximo ano e visa manter a profundidade do Porto em 15 metros. "A dragagem é uma medida essencial justamente para manter a competividade do complexo portuário e as condições ideais de navegação e atracação", lembra o presidente da APS, Anderson Pomini. "Ao mesmo tempo em que mantemos a atual profundidade, já estamos fazendo o aprofundamento do canal para 16 metros, com obras de derrocamento", ressalta o presidente, citando a retirada de rochas que estão no fundo do canal de navegação, que está em fase de finalização do projeto executivo.

O Porto de Santos está situado em um estuário que recebe volume significativo de sedimentos que podem provocar assoreamento e reduzir a profundidade do canal, principalmente em razão de chuvas, em especial as tempestades de verão, e de eventos oceanográficos de grande intensidade, como ressacas. Assim, a dragagem de manutenção é fundamental para assegurar a eficiência das operações portuárias.

A APS realizou sua última campanha de dragagem em julho deste ano, com a retirada de cerca de 400 mil metros cúbicos de sedimentos. O material retirado do fundo do canal é descartado no Polígono de Disposição Oceânica (PDO), área localizada a aproximadamente 12 km da entrada do Porto, licenciada junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para receber esses materiais.

As atividades estão amparadas pela Licença de Operação nº 1382/2017, expedida pelo Ibama.

Sobre a Autoridade Portuária de Santos

A Autoridade Portuária de Santos é uma empresa pública vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos. É responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passam aproximadamente 30% das trocas comerciais brasileiras.

O complexo portuário está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui 53 terminais, sendo 39 arrendamentos, 8 retroportuários e 6 terminais de uso privado (TUPs), situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Guarujá (esquerda).

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!