Empresa se consolida como parceira das empresas de comércio exterior e uma das maiores de logística integrada do País
Multilog, site oficial.
Os serviços de logística integrada que englobam os Centros de Distribuição, a operação de transportes e as unidades alfandegadas, foram atividades que alavancaram o crescimento da Multilog, uma das maiores empresas do setor, em 2024, e serão destaque na Intermodal South America 2025, de 22 a 24 de abril, no Distrito Anhembi, na capital paulista.
Responsável por atender uma parcela significativa do fluxo rodoviário de importação e exportação dos pontos de fronteira do Brasil, a Multilog registrou, em 2024, um recorde de movimentações em Dionísio Cerqueira (SC) e Jaguarão (RS), e acumulou um crescimento de 9% no total das operações com caminhões de cargas em seus cinco portos secos de fronteira localizados em áreas de divisa de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, em relação ao ano anterior. No ano, mais de 400 mil veículos passaram por essas unidades alfandegadas, número superior aos 367 mil registrados em 2023.
"Através de investimento em pessoas, infraestrutura, tecnologia e inovação, conseguimos registrar ótimos resultados em 2024 em todas as unidades alfandegadas, incluindo as unidades de fronteira. Dessa forma, buscamos aprimorar constantemente nossos serviços em favor do crescimento do comércio exterior brasileiro", afirma Djalma Vilela, presidente da Multilog.
O volume de movimentações vem crescendo também na operação de transporte, que conta com 1.234 veículos atualmente, incluindo frotas e agregados. "Temos registrado uma demanda crescente em regiões como São Paulo e Santa Catarina, em setores como o de energia fotovoltaica, para transporte dos painéis solares, e setor de indústria como um todo, com destaque para eletrodomésticos, devido à nossa versatilidade em atender qualquer tipo de operação", afirma Vilela, ao lembrar a capacidade da Multilog de transportar e manusear cargas de grande dimensão.
Um exemplo disso foi a movimentação da primeira composição de trens da Linha-17-Ouro do Metrô entre o Porto de Santos e o Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (CLIA) da Multilog em Santos (SP), realizada no segundo semestre do ano passado.
Em relação aos Centros de Distribuição, a Multilog vem se destacando com as soluções especializadas oferecidas para os setores de Saúde e Químico, incluindo o novo Polo de Saúde de Alphaville, na região metropolitana de São Paulo, que contempla uma estrutura completa de armazéns alfandegados e não alfandegados equipados com câmara fria e centro de distribuição.
O polo permite que a Multilog receba de forma segura os produtos que precisam de controle de temperatura a partir de 20oC negativos, especialmente matérias-primas, medicamentos e correlatos, além de equipamentos da indústria farmacêutica. Esse é o segundo Polo de Saúde da Multilog, que já opera outra unidade em Santa Catarina.
No setor Químico, os destaques são as operações do AGQ (Armazém Geral Químico) de Itajaí, em Santa Catarina, considerado o mais completo operado por uma empresa de logística no País. O local segue os mais rigorosos padrões de segurança e de sustentabilidade ambiental do segmento, e atende as demandas de armazenagem e logística de petroquímicas, agroquímicas, farmacêuticas e demais empresas do setor químico, com 10 mil posições de capacidade. Conta com a mais alta classificação aplicável a um depósito de químicos, sendo habilitado ainda para a manipulação, armazenamento e distribuição de líquidos, gases inflamáveis ou combustíveis.
"Seguimos aprimorando as soluções verticalizadas de logística integrada em setores como o de Saúde e Químico. São investimentos que ampliam a nossa infraestrutura e nos garantem diferenciais importantes no atendimento aos clientes, com serviços de excelência que estão ajudando empresas tanto do mercado brasileiro quanto do Mercosul a gerarem mais negócios", completa o presidente da Multilog.
Inovação presente no estande da Intermodal
No estande da empresa na Intermodal, haverá dois totens exclusivos da plataforma Genius, demonstrando atualizações e simulando o acesso do cliente ao portal, que disponibiliza todo o controle e acompanhamento dos processos logísticos aos usuários em tempo real.
Visando entregar a melhor experiência possível aos clientes, a Multilog está reestruturando o Genius, para tornar a plataforma ainda mais clean, fácil e intuitiva. Além disso, o estande terá um espaço instagramável e outro interativo com televisores mostrando os diferenciais das verticais de serviços da empresa.
Durante a feira, serão apresentados os projetos PIX Fronteiras e Motora. A Multilog está simplificando a forma de interação com clientes e parceiros por meio do WhatsApp. Com o PIX Fronteiras, será possível acompanhar liberações de cargas e efetuar pagamentos de taxas diretamente pelo WhatsApp, eliminando a necessidade de deslocamento do motorista ou representante da carga.
Já o Motora visa melhorar a comunicação com os motoristas, permitindo que eles se cadastrem, busquem viagens, acompanhem rotas em andamento e finalizem cada etapa – tudo sem precisar de um novo aplicativo ou sistema adicional. Dessa forma, ambos os projetos oferecem uma experiência mais prática, ágil e integrada, reforçando o compromisso da Multilog em inovar e otimizar processos logísticos.
Sobre a Multilog: A Multilog se posiciona como uma plataforma consolidadora de operações logísticas no País. É líder na administração de recintos alfandegados no Brasil, incluindo os pontos de fronteiras secas no Mercosul. Possui certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA) para atuar em cinco centros logísticos industriais e aduaneiros e dois portos secos. Possui 2 escritórios corporativos e 35 unidades com 2,2 milhões m² de áreas de armazenagem. Atende clientes de diversos setores, incluindo alimentos, bens de consumo, saúde, químico, automotivo & industrial, agronegócio e tech.
Fundada em Santa Catarina, com mais de duas décadas de expertise de logística, a empresa recebeu a autorização da primeira Estação Aduaneira do Interior (EADI) em 1996, começando a operar. Em 2016, passou a atuar no Paraná e no Rio Grande do Sul após aquisição de outras empresas do mercado e, ao final de 2017, iniciou em São Paulo. Em 2022, seguindo o projeto de expansão, realizou duas aquisições, que contemplam unidades distribuídas no Nordeste, em São Paulo e Santa Catarina, atingindo o faturamento de R$ 1 bilhão. Em 2023, em novo ciclo de crescimento, inaugurou o Porto Seco de Dionísio Cerqueira (SC), o Armazém Geral Químico de Itajaí (SC) e o novo Polo de Saúde de Alphaville (SP).