Quinta, 20 Fevereiro 2025

Santa Catarina destaca-se como um polo estratégico para o setor logístico no Brasil, atraindo a atenção de empresários de todo o país. O estado ocupa a segunda posição nacional no Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID), com um índice de 0,415, ficando atrás apenas de São Paulo. Com uma infraestrutura moderna, que se materializa nos portos de alta performance, na malha rodoviária e aeroportos com proporcionam conexões estratégicas, com uma economia pujante e diversificada e um excelente ecossistema de inovação, o estado se consolida como um polo logístico estratégico no Brasil, oferecendo um ambiente propício para empresas que buscam crescimento, competitividade e excelência operacional.

Captura de tela 2025 02 18 125413
Crédito de foto: Jeferson Andrei Cherobin

O volume de exportações de Santa Catarina cresceu em 2024 e chegou à marca de US$ 11,6 bilhões entre janeiro e dezembro. O valor representa uma alta de 0,6% em relação a 2023 e consolida o estado como referência no mercado internacional. O estado também foi destaque na importação devido à competitividade de seus portos e à necessidade de matéria-prima da indústria estadual. O estado recebeu, em 2024, US$ 33,7 bilhões em importações, conforme os dados do governo federal. Assim, o montante é o segundo maior do país, atrás apenas de São Paulo, e representa cerca de 12,8% de tudo o que foi importado em território nacional no ano passado.

A combinação desses fatores cria um ambiente propício para investimentos, impulsionando o crescimento e a competitividade das empresas que escolhem o estado para se instalar. Este é o caso do empresário mineiro José Rodrigues da Motta Júnior, da All Lubrificantes, que visando expandir sua atuação no promissor mercado do Sul do Brasil, estrategicamente escolheu Navegantes como uma das suas bases operacionais. A localização privilegiada, no centro da região, facilita o acesso aos principais mercados consumidores. "A instalação em Navegantes foi mais um marco na nossa trajetória de sucesso, impulsionada pelo constante crescimento do nosso negócio. Com o objetivo de fortalecer nossa presença e ampliar nossa capacidade operacional, investimos em um moderno galpão logístico", afirma o empresário mineiro.

O investimento no Complexo Empresarial Multissetorial Navepark proporcionou à empresa contar com um centro de armazenagem que colabora para o crescimento do negócio. "Trabalhamos com lubrificantes para indústria, setor que tem como característica comprar somente o que precisa, sem fazer estoque", reforça. "Com um espaço de armazenagem em uma localização estratégica, garantimos a pronta entrega de nossos lubrificantes, otimizando a logística e reduzindo prazos, fator crucial para atender as demandas da indústria", completa.

O Sul do Brasil representa um dos maiores mercados do país, com alto potencial de crescimento. "Nossa agilidade na entrega, aliada à qualidade dos produtos, nos coloca em posição de destaque, oferecendo soluções eficientes e personalizadas para o mercado industrial. Acreditamos que essa expansão fortalecerá ainda mais nossa marca e consolidará nossa posição como líderes no setor", ressalta José Rodrigues da Motta Júnior.

O estado possui uma infraestrutura de ponta com portos eficientes nos municípios de Navegantes, Itapoá e São Francisco do Sul, por exemplo, que são modernos e bem equipados para garantir agilidade e eficiência no escoamento das cargas.

"Diante desse cenário, Santa Catarina segue fortalecendo sua posição como um dos principais pólos logísticos do país, atraindo empresas que buscam infraestrutura de ponta, localização estratégica e um ambiente propício para crescimento. Com investimentos contínuos em inovação e eficiência, o estado se consolida como uma escolha estratégica para negócios que demandam agilidade, competitividade e integração global. A tendência é que essa evolução continue impulsionando o desenvolvimento econômico da região, tornando Santa Catarina um destino cada vez mais atrativo para novos investimentos no setor logístico, que hoje tem a menor vacância do país", finaliza Thiago Cabral, CEO da ABC & Embralot.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!