Os setores que contam com equipes dispersas geograficamente, como por exemplo construção civil, tecnologia (times terceirizados e pessoas em home office), empresas de transporte e logística, possuem desafios específicos na hora de fazer a gestão de pessoas. Eles podem variar desde de uma efetiva mensuração do custo-homem ao acompanhamento de equipes externas.
Assim como em outros setores, os departamentos de recursos humanos estão sendo impulsinados pelo movimento global de transformação digital. As empresas, hoje, entendem e buscam inovações que ampliem suas capacidades analíticas de gestores mesmo de funcionários remotos.
Soluções de software e hardware baseados em nuvem e internet das coisas já são uma realidade e foram desenhados para entenderem as dores do setor, otimizando o trabalho operacional com apenas alguns cliques. Por meio de tecnologia de ponta, a transformação digital para o RH, permitindo que esta área desfoque de questões burocráticas e priorize o que é mais importante: as pessoas.
E essa é a proposta da Ahgora (www.ahgora.com.br), empresa brasileira de tecnologia e inovação, que desenvolve soluções de software e hardware baseados em nuvem e internet das coisas para o mercado de RH. Uma de suas ferramentas, o Timesheet, permite à empresa acompanhar o trabalho de equipes externas, a partir de registros geolocalizados, avaliar a rentabilidade de cada projeto e ainda definir escalas flexíveis e localizações de trabalho.
Outra funcionalidade da solução, focada nos colaboradores que estejam em locais remotos, é um aplicativo que funcionará também no modo offline. Mesmo offiline, é possível inserir, em tempo real, os dados inerentes à atividade realizada, possibilitando a cobrança exatada ao cliente pela locação dos trabalhadores.